Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de cavalinha com hibisco

Não é a primeira vez que falamos aqui sobre os benefícios que os chás podem trazer para a sua saúde, no texto de hoje vamos falar um pouco sobre o Chá de Cavalinha com Hibisco. Você sabe quando usar e quais são os reais efeitos dessa planta? Se a resposta foi não, continue lendo este artigo.

Primeiro, deixaremos a receita do chá e, logo abaixo, poderá ler mais sobre os benefícios do hibisco e da cavalinha.

Receita do Chá de Hibisco com Cavalinha

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de Hibisco;
  • 3 colheres (sopa) de Cavalinha;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de Preparo: Leve a água filtrada ao fogo e quando perceber o início do ponto de fervura (início da formação de bolhas), coloque o hibisco e 3 colheres de cavalinha. Desligue o fogo e tampe a panela, deixe o sistema em repouso por cerca de 10 min para que as folhas e flores faça a infusão com a água. É recomendável que a bebida não seja adoçada, mas caso sinta necessidade dê preferência a adoçantes como mel e açúcar mascavo.

Distribua o consumo do chá pronto durante o dia, tomando, principalmente, 30 minutos antes das refeições. A melhor maneira de se preparar o chá são com o uso das flores e folhas secas naturais, mas caso seja muito difícil encontrar na sua cidade, o chá pode ser preparado com os sachês vendidos em supermercado.

chá de hibisco

Veja agora os benefícios do hibisco e da cavalinha para seu organismo

Benefícios do Chá de Hibisco

O chá de hibisco é proveniente da infusão da flor de uma planta do gênero Hibiscus. Estudos comprovaram seu efeito diurético, sendo assim, um grande aliado para a perda de peso e gordura corporal, ao se aliar a dieta balanceada e exercícios físicos.

Como vantagem, em comparação com chás com mesmo efeito como chá verde e chá branco, por exemplo, o sabor do chá de hibisco é mais agradável ao paladar, tendo uma semelhança com o sabor de frutas vermelhas. Além do efeito diurético, o chá de hibisco possui efeitos no controle do colesterol, diminuição na absorção de parte dos carboidratos e gorduras consumidos, além de facilitar a digestão.

Todos esses efeitos são graças aos componentes encontrados no hibisco como flavonoides (exemplo: quercetina e antocianina), antioxidantes, ácido ascórbico (vitamina C) e outras vitaminas e diversos minerais.

Benefícios do Chá de Cavalinha

O chá de cavalinha, assim como o chá de hibisco, possui diversas ações no nosso organismo desde o auxílio no emagrecimento, ao diminuir a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo, até o uso para eliminação de pedras nos rins, controle da circulação sanguínea e desintoxicação do organismo. 

O chá de cavalinha também é indicado para o uso na estética, pois ele induz uma melhor oxigenação das células e, consequentemente, a eliminação de toxinas com maior eficiência, o melhoramento do aspecto da pele, e uma maior produção de colágeno, gerando mais firmeza ao tecido. Em efeito cascata, com a melhora da circulação, há o controle de casos de hipertensão e dores de cabeça.

A combinação dos dois chás, então, se torna uma arma poderosa para o emagrecimento e prevenção e controle de algumas doenças de forma mais natural e aliado aos medicamentos indicados pelo seu médico. O uso principalmente desses chás na perda de peso e aliado a outros fatores, já são recomendados e seus efeitos são de médio prazo. Um dos principais fatores para a dificuldade na perda de peso e um metabolismo lento, quadro que pode ser revertido com o uso frequente desses chás.

Além disso, o efeito diurético de ambos, associado com o poder de diminuir absorção de gorduras e carboidratos do chá de hibisco, torna o processo de emagrecimento ainda mais eficiente. Uma vez que a perda de peso é por gorduras acumuladas e não por massa magra, o emagrecimento então torna-se eficaz, recomendamos também, aliar o uso desses chás a uma dieta rica em fibras e proteínas.

Desta forma, o uso combinados das plantas auxilia no aumento do metabolismo energético, na diminuição de absorção de açúcares e gorduras e diminuição da retenção de líquidos, principais fatores que levam ao aumento de peso.

 

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email