Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Azul

Assim como o chá verde, o chá vermelho e o chá preto, o chá azul é feito a partir da Camellia sinensis. Como já dissemos antes aqui no Receita Natural, a rigor, somente essas infusões são chamadas de chás, ainda que nós usemos a palavra para falar de qualquer infusão.

De todos os chás, o azul é o menos conhecido aqui no Brasil. Porém, seus benefícios configuram um excelente motivo para tomar o chá diariamente. Além de ajudar no emagrecimento, o chá azul ajuda no controle do colesterol, melhora a circulação sanguínea, fortalece as defesas do organismo e combate o fígado gorduroso. Na hora de comprar, observe a procedência da erva para não comprar outra planta.

Chá Azul

Chá Azul

Você vai precisar de:

  • 1 colher (chá) do chá azul
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

O preparo do chá azul é bem simples, mas algumas dicas deixarão ele ainda mais eficiente. Ao invés de usar água comum da torneira, é melhor utilizar água mineral. Ela não deve ser fervida em recipientes metálicos, para evitar contaminação. Na verdade, a água não deve ser totalmente fervida. Se você tiver um termômetro de uso culinário, deligue o fogo quando a água chegar a 90º. Na falta do equipamento, desligue quando se formarem as primeiras bolhas no fundo do recipiente. Coloque a erva na água quente e deixe abafado por 3 minutos (não mais que isso). Depois coe e tome em seguida.

Posologia

Para aproveitar os benefícios, é necessário ingerir duas xícaras do chá diariamente. É sugerido tomar uma xícara uma hora antes ou depois das refeições principais.

Cuidados

O chá azul, assim como os outros derivados da Camellia sinensis, contém cafeína. Por isso, a bebida deve ser evitada em casos de agitação ou insônia. Crianças e gestantes também devem evitar o consumo, salvo sob orientação médica. Prefira sempre tomar o seu chá azul durante o dia.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email