Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Antigripal

Quase todo mundo conhece pelo menos uma receitinha caseira para manter a gripe afastada. O que pouca gente sabe é que, na verdade, nenhum remédio, caseiro ou industrializado, é capaz de acabar de vez com esse vírus. Se o nosso organismo está mais fraco, a influenza acaba levando a melhor. No entanto, quando as defesas naturais do corpo estão fortalecidas, fica bem mais difícil que a gripe ou o resfriado nos atinja. Assim, é possível recorrer aos ingredientes naturais para reforçar o sistema imunológico, evitando que os microrganismos tragam doenças. Veja a receita do chá antigripal!

Chá Para Gripe

Chá Para Gripe

Você vai precisar de:

  • 1 ½ xícara de água
  • 1 dente de alho
  • 1 pedaço de gengibre picado
  • suco de 1 limão
  • 5 cravos
  • 2 paus de canela
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:

Em uma panela ou caneco, junte a água, o gengibre, a canela, o cravo e o alho. Leve para o fogo e mantenha cozinhando por 5 minutos depois que levantar fervura. Desligue, espere amornar e coe. Sirva com mel e o suco de limão.

Posologia (como usar o chá)

Tomar 1 ou 2 xícaras do chá diariamente, sobretudo durante o inverno. Além de fortalecer as defesas, o chá também ajuda a esquentar o corpo.

Aliás, esse é um dos motivos porque o chá funciona bem. Esses ingredientes são termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura do corpo, ajudando a evitar que o vírus da gripe tome conta do seu organismo. É importante manter o corpo bem aquecido em dias frios, pois o corpo frio ajuda o vírus a se manifestar, causando a gripe.

Esse chá é ideal até para quem não é muito fã da bebida quente, pois tem um sabor agradável. Muitas pessoas não tomam chás porque normalmente são feitos com folhas ou ervas amargas, o que não acontece com esse chá.

Cuidados

A canela pode ser abortiva, dependendo da quantidade, ainda mais depois de aquecida. Por isso, o chá deve ser evitado por gestantes. Só tome o antigripal se tiver certeza de que não há nenhuma possibilidade de uma gravidez.

Tenha cuidado também ao dar o chá para crianças menores de 1 ano de idade. Nesse caso, o chá não deve conter mel, pois o mel pode conter uma bactéria que não é digerida pelo organismo de crianças menores de 1 ano, podendo causar uma séria doença, o botulismo.

Propriedades dos Ingredientes

Os ingredientes desse chá possuem diversas propriedades que evitam a gripe. O alho é um excelente anti-inflamatório natural. O gengibre, o cravo e a canela, são termogênicos, por isso são responsáveis por aquecer o corpo, deixando-o mais resistente à gripe e ao resfriado. O limão é fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. E o mel contém inibina, que nada mais é que um excelente bactericida, além de anticéptico. Isso significa que ele ajuda a eliminar as bactérias do organismo.

Como já foi dito, é importante tomar o chá antes que a gripe apareça. Ele vai deixar o organismo mais resistente, evitando o aparecimento do vírus.

Receitas e Naturais em seu email