Cereja – Propriedades Medicinais

Com a chegada do natal, optamos por escrever alguns artigos sobre produtos natalinos que fazem bem à saúde. O assunto de hoje é a cereja, que tem vários nutrientes e contribui para o bom funcionamento do organismo.

As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e licores.

Essas frutinhas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumidas in natura, têm propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino,  o excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

(Fonte: Wikipedia)

Propriedades

Cereja

Cereja

Os nutrientes contidos na cereja são os grandes responsáveis pelos seus benefícios. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes e flavonoides, que auxiliam na prevenção de doenças. Veja a lista de propriedades:

  • é anti-inflamatória;
  • melhora a saúde vascular;
  • previne alguns tipos de câncer;
  • combate o envelhecimento celular;
  • deixa a pele mais firme;
  • estimula o trânsito intestinal;
  • aumenta a sensação de saciedade;
  • ajuda no controle da glicose;
  • auxilia no tratamento da insônia;
  • regula a pressão arterial.

Como Consumir

Nas festas de fim de ano, muita gente gosta de usar as cerejas em calda no preparo dos pratos. Porém, o ideal é consumir a fruta ao natural, com pouco açúcar e vários benefícios. Os nutricionistas recomendam uma porção de 50g de cereja diariamente, ou seja, cerca de 10 frutas.


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