Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Camomila: Pra que serve? Como usar?

Assunto recorrente aqui no blog, você já está cansado de saber que são inúmeros os efeitos e benefícios que podem ser aproveitados através do consumo contínuo de chás. São diversos, também, os chás considerados benéficos à saúde. Um deles será nosso assunto no post de hoje, ficou curioso para saber qual? Então continue lendo esse artigo.

Popularmente muito conhecida, é difícil encontrar quem nunca tenha ouvido falar da Camomila, mas afinal de contas você sabe mesmo os benefícios atribuídos à esse chá? Como fazer de maneira correta para que o máximo de nutrientes possam ser aproveitados por quem está consumindo a bebida? Essas são algumas das perguntas que vão ser respondidas no artigo a seguir.

Benefícios da Camomila

Conhecida por ser um calmante natural, o modo de consumo mais comum dessa planta é através do chá. Sua receita tradicional (basta continuar lendo) também pode ser combinada com mel, erva-doce e outros ingredientes que incrementam ao gosto e fornecem mais nutrientes a essa bebida que já é indicada para as seguintes situações:

  • Controle da Hiperatividade;
  • Tratamento do estresse e ansiedade;
  • Controle da má digestão;
  • Diminuição de gases;
  • Tratamento de problemas no estômago, como úlceras e enjoo;
  • Alívio de cólicas menstruais;
  • Remove impurezas da pele;
  • Muito utilizada como calmante e relaxante.
chá de Camomila

Conheça os benefícios do Chá de Camomila

Como Fazer o Chá de Camomila?

Entre as diversas receitas possíveis, aqui serão apresentadas algumas indicadas para aplicação em situações específicas. Vale ressaltar que todas as receitas podem ser alteradas conforme o gosto pessoal de quem irá consumir e que caso os sintomas não desapareçam dentro de pouco tempo, de maneira alguma o tratamento por meio de chás deve ser considerado um substituto para a visita ao médico ou especialista.

Chá de Camomila Relaxante

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de flores secas de Camomila;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Aqueça a água até que ela atinja o ponto de fervura. Ao chegar nesse ponto, desligue o fogo e adicione as flores. Tampe o recipiente e aguarde 10 min para que a infusão seja feita por completo. Esse chá pode ser consumido quente ou gelado, e é recomendado que seu consumo seja feito até 3 vezes ao dia.

Caso sinta necessidade de adoça-lo dê preferência ao mel ou açúcar mascavo, entretanto é mais recomendado o consumo sem adoçar.

Curiosidade: Além de bebida, esse líquido também pode ser usado como loção pra pele. Basta aplicá-lo na região do rosto, usando um algodão limpo. A camomila possuí propriedades que irão ajudar na limpeza do rosto e acalmar a pele em casos onde algum procedimento agressivo ou que possa irritar a pele tenha sido realizado na região.

Chá de Camomila para Enjoo

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de flores secas de Camomila;
  • 1 colher (chá) de folhas de hortelã ou framboesa;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo: Aqueça a água até que ela atinja o ponto de fervura, nesse momento desligue o fogo e adicione as plantas. Tampe o recipiente e aguarde 10 min. Após esse período, coe e sirva quente ou gelado. Seu consumo recomendado também é de 3 vezes ao dia. Caso sinta necessidade de adoça-lo dê preferência ao mel ou açúcar mascavo, entretanto é mais recomendado o consumo sem adoçar.

Gestantes e lactantes devem evitar o consumo dessa bebida, e apenas fazê-lo com orientação e acompanhamento médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email