Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Saião

O saião (Kalanchoe brasiliensis) é uma planta que cresce como mato nos quintais brasileiros, apesar disso, ganha grande destaque por suas propriedades medicinais. Também conhecida como folha da fortuna, folha grossa ou courama, o saião apresenta folhas bem espessas associadas, popularmente, ao ganho de dinheiro. Além dessas crenças, o saião também é usado no tratamento de problemas de saúde como furúnculos, inflamações nos ovários e, principalmente, gastrite.

Propriedades Medicinais

Recentemente, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro conseguiram comprovar alguns dos efeitos benéficos do Saião.

Os estudos vinham sendo feitos de 1993, com o objetivo de se compreender as substâncias ativas do saião que poderiam atuar no combate à leishmaniose. Apesar de termos hoje tratamento para a doença, as populações mais pobres do Brasil ainda são as principais vítimas do mosquito palha. Por isso, os pesquisadores acreditam que a fabricação de um medicamento fitoterápico feito com o saião pode tornar o tratamento mais barato para essas pessoas.

Veja o vídeo:

Tratamento Para a Leishmaniose

Saião

Saião

Ao isolar as substâncias ativas da folha da fortuna, o grupo de pesquisadores da UFRJ conseguiu compreender como elas agem no organismo. Segundo os resultados obtidos pelos cientistas, o saião não atua especificamente contra a leishmaniose, mas essas substâncias estimulam a célula parasitada a eliminar o parasita, como se fosse um reforço no sistema imunológico. O estudo ainda precisa ser desenvolvido para que se observe se a planta é tóxica para seres humanos. Somente depois disso poderão ser feitos testes em pacientes humanos que sofram com a doença.

Um militar paraense soube da pesquisa conduzida no Rio de Janeiro e entrou em contato com os pesquisadores após contrair a leishmaniose. Ele começou o tratamento mastigando as folhas de saião diariamente e, depois de algumas semanas, observou que as lesões na pele estavam regredindo. Diante desse quadro, os pesquisadores viram um bom indício de que a planta possa ser usada no tratamento da doença em humanos, ainda que mais estudos precisem ser realizados.

Com o desenvolvimento da pesquisa, os estudiosos se depararam com outro efeito inesperado do saião: o combate ao choque anafilático. Esse tipo de choque é a reação alérgica mais grave que nosso organismo pode ter, levando o indivíduo a óbito em muitos casos. De algum modo, o saião parece neutralizar o efeito das substâncias alergênicas, controlando, assim, o choque anafilático. Essa descoberta, contudo, ainda necessita de maiores investigações, já que o enfoque da pesquisa é a leishmaniose.

Como Utilizar o Saião?

Como vimos, o militar com leishmaniose conseguiu controlar o avanço das lesões de pele mastigando duas folhas de saião por dia. A planta pode ser usada no preparo de sucos e chás, além de ser consumida crua. Seu sabor é levemente picante, mas não é desagradável ao paladar.

Enfatizamos, porém, que os benefícios medicinais do saião ainda precisam ser melhor investigados. Ele pode ser consumido sem exageros, mas não há garantias de que o consumo é benéfico para o organismo. Por essa razão, o uso do saião não deve substituir o acompanhamento médico e o tratamento adequado.

Para fazer o chá de saião, veja a receita a seguir.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folhas de saião picadas
  • 250 ml de água

Modo de Preparo: Faça uma infusão aquecendo a água e adiciona as folhas frescas da planta. Em seguida, tampe e deixe repousar por cerca de cinco minutos. Coe e beba.

Poderá também ser usada em gargarejos, feridas, queimaduras, frieiras e outros.

Receitas e Naturais em seu email