Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Abacate

O abacate é calórico sim, mas cada caloria vale a pena. No mundo inteiro, pesquisadores vês estudando os efeitos do consumo da fruta em nosso organismo. Os resultados obtidos são ótimos, principalmente no que diz respeito às doenças cardiovasculares. O segredo está nas gorduras boas, do tipo monoinsaturadas, que estão presentes na polpa do abacate.

Abacate

Abacate

Redução do Colesterol

Você deve estar se perguntando: se o abacate é rico em gorduras, como ele pode reduzir o colesterol? Nós explicamos. Existem dois tipos de colesterol: o HDL (considerado bom) e o LDL (chamado de ruim). Quando dizemos que o colesterol está alto, isso significa que há um desequilíbrio nos dois tipos.

O abacate ajuda a reverter esse problema porque contém um fitoesterol chamado beta-sitosterol. Ele é semelhante ao colesterol e engana nosso organismo, que o absorve ao invés das gorduras. Um estudo feito pelo nutrólogo Edson Credidio, da Universidade de Campinas, mostrou que o consumo de uma unidade diária de abacate reduz o mal colesterol até 15%, sem aumentar o peso.

Anti-inflamatório Natural

O abacate também evita o aparecimento de doenças cardíacas porque contém substâncias que atuam como um anti-inflamatório natural. Estudos revelam que a formação de placas nos vasos sanguíneos – aterosclerose – é causada por um processo inflamatório. Por isso, a presença do magnésio e do potássio na fruta são fundamentais na prevenção desse problema.

A fruta conta ainda com antioxidantes, que fortalecem as defesas do organismo. A glutationa é um dos antioxidantes encontrados da polpa do abacate. Ela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Assim, funciona como uma blindagem contra vários tipos de doença.

Como e Quanto Consumir

Apesar dos benefícios, o abacate é gorduroso e calórico. Por isso, deve ser consumido com moderação. O ideal é comer 1 unidade diária, mas lembrando de cortar outras fontes de gordura mais prejudiciais, como as provindas de carnes e manteiga. Alguns nutrientes do abacate são perdidos rapidamente depois que a fruta é cortada, por causa do contato com o oxigênio. Então, é melhor comê-lo rapidamente ou guardar na geladeira em um pote hermeticamente fechado.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email