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Benefícios da Abóbora

Originária da região central do continente americano, a abóbora é bastante conhecida e apreciada no Brasil. Ela pertence à mesma família da melancia, do pepino, do chuchu e do melão, nascendo em ramas próximas à terra. Cerca de 90% da constituição da abóbora é água, mas os 10% restantes estão repletos de nutrientes. Por isso, ela pode ser considerada como alimento funcional, capaz de proteger e melhorar o nosso organismo.

Abóbora

Abóbora

Nutrientes da Abóbora

Na abóbora encontramos boas quantidades de vitamina A e vitaminas do complexo B. Além disso, ela é fonte de minerais essenciais como potássio, fósforo, magnésio, silício, ferro, cloro e cálcio. Estudos recentes revelam que a hortaliça contém antioxidantes ligados à saúde da pele e proteção contra os raios solares. E mesmo com tantos nutrientes a abóbora se mantém pouco calórica, sendo ótima para quem quer perder peso.

Propriedades Terapêuticas

Quem consome abóbora regularmente pode se beneficiar com seu efeito diurético. Os sais minerais nela contidos são ideais para combater a sensação de fadiga e regular a pressão arterial. Acredita-se ainda que as sementes da abóbora sejam muito boas para a saúde, principalmente por causa da presença das fibras.

Outra propriedade atribuída à abóbora é a depurativa. Isso quer dizer que ela promove a limpeza do sangue, melhorando alguns problemas de pele e removendo substâncias tóxicas que podem elevar a pressão arterial. Na polpa da abóbora encontramos substâncias que comprovadamente combatem os problemas relacionados aos rins. Por fim, a ingestão da hortaliça é recomendada para aliviar a prisão de ventre.

Como Comprar e Consumir

Na hora de escolha a abóbora para comprar, escolha aquelas que tiverem a casca mais fosca. Apesar de mais chamativa, a casca indica que ela foi colhida antes do tempo. Lembre-se também de tomar cuidado com o manuseio, porque a abóbora pode apodrecer mais rapidamente se for apertada ou amassada.

O consumo da abóbora pode ser feito de diferentes formas. A massa cozida em água ou no vapor pode ser usada em saladas, sopas e refogados. Tome cuidado com o tempo de cozimento para preservar o sabor e as propriedades da hortaliça. O ideal é cozinhá-la em pedaços grandes por cerca de 15 minutos. As sementes ficam bem saborosas quando torradas no forno e servem como aperitivo saudável.

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