Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Azedinha – Propriedades Medicinais

A azedinha (Rumex acetosa) é uma planta de pequeno porte bastante comum em hortas e jardins no Brasil. Nasce até sem ser plantada e se desenvolve sem a necessidade de muitos cuidados. É preciso destacar, no entanto, que existem duas plantas diferentes que recebem o nome de azedinha. A Oxalis acetosella, que é também conhecida como trevo e tem folhas em formato de coração, é conhecida como azedinha também. Mas a azedinha a que nos referimos é diferente, como você pode observar na imagem abaixo. Suas folhas verdes são bem compridas e as flores, com uma coloração que vai do rosa ao marrom, se distribuem em pendões mais elevados que a folhagem.

Essa azedinha é utilizada para fins medicinais desde a antiguidade. Conta-se que o médico dos exércitos de Nero utilizava as sementes da planta para fazer um “vinho” que poderia curar a diarreia. Já na Idade Média, a raiz da azedinha foi amplamente utilizada como emoliente e depurativo, sendo indicada para tratar os males do fígado. Hoje em dia, ela ainda figura entre os tratamentos caseiros mais populares e vem recebendo respaldo de pesquisas científicas, como veremos a seguir.

Nomes Populares da Azedinha

O Brasil é um país muito extenso e se divide em muitos Estados. Por isso, é bastante comum encontrarmos nomes diferentes para a mesma planta dependendo da região do país. Veja alguns nomes pelos quais a azedinha também é conhecida:

  • azedeira;
  • azedinha-da-horta;
  • azeda brava.

Propriedades Medicinais

Rumex acetosa

Rumex acetosa

Um estudo feito na PUC-RS mostrou que a azedinha contém a mesma substância benéfica encontrada nos vinhos: o resveratrol. Segundo o professor André Souto, que conduziu a pesquisa, a raiz da planta contém cem vezes mais resveratrol que o vinho ou o suco de uva. O problema é que a raiz não pode ser consumida, devido à sua toxidade, mas as folhas também possuem um bom índice do antioxidante. Por essa razão, o consumo da azedinha pode trazer os seguintes benefícios:

  • previne doenças cardiovasculares
  • fortalece as defesas do organismo
  • combate os radicais livres
  • impede o envelhecimento celular precoce
  • protege as células do fígado
  • dificulta o aparecimento de alguns tipos de câncer.

Precauções

A azedinha não deve ser consumida em grandes quantidades, pois pode causar problemas para o organismo. Ela costuma comprometer a absorção do cálcio e, devido à presença do ácido oxálico, favorece a formação de pedras nos rins e na bexiga. A quantidade recomendada pelos especialistas é de 1 xícara (de chá) da azedinha 3 vezes por semana. A planta deve ser evitada por pessoas com cálculos, artrite ou reumatismo.

Como Fazer o Chá de Azedinha

O preparo do chá é bem simples e você pode encontrar a azedinha facilmente em jardins e hortas, e também pode comprar em casas de produtos naturais.

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 colheres (de chá) das folhas de azedinha
  • 250 ml de água filtrada

Modo de Preparo

Colha as folhas e pique-as com as mãos. Se for comprar a azedinha, o chá também pode ser preparado com as folhas secas. Coloque a água em uma chaleira e leve para ferver. Quando começarem a formar as primeiras bolhas, desligue e acrescente as folhas picadas. Tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Depois coe e reserve para tomar ao longo do dia.