Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Doenças que os Chás Verde, Preto, Branco e Vermelho Combatem

Os chás, como sempre mostramos aqui no Receita Natural, são excelentes aliados da nossa saúde. Veja alguns efeitos positivos trazidos pelo consumo regular das infusões de ervas:

Redução do Colesterol

Pesquisas realizadas pela Universidade de Kumming, na China, investigaram os efeitos do chá preto, derivado da Camellia Sinenis, no organismo de pacientes com problemas coronários e hipertensão. Com esses estudos, os cientistas puderam concluir que os resultados obtidos pelo uso do chá são bem semelhantes aos dos medicamentos mais usados aqui no Ocidente. Os voluntários analisados tiveram uma boa redução nos níveis do colesterol ruim durante o período em que consumiram o chá diariamente.

Prevenção do Câncer

O câncer é uma das doenças mais graves da contemporaneidade e preocupa, com razão, quase todas as pessoas. A boa notícia é que vários estudos comprovam a eficiência do uso dos chás na prevenção dos tumores. Em Bejing, na China, foi feita uma pesquisa que revelou que o uso de  cápsulas de chá verde reduz as lesões bucais de pacientes com cancro na boca.

Benefícios dos Chás

Benefícios dos Chás

Do outro lado do mundo, na Universidade do Arizona, outro estudo observou que os chás preparados com cascas de frutas cítricas reduzem em até 70% o aparecimento do câncer nas células escamosas da pele. O mesmo estudo mostrou que o uso do chá preto também é eficaz na redução do problema em até 40%. Várias pesquisas ainda comprovam os efeitos benéficos dos polifenóis do chá verde na prevenção do câncer de pulmão, de colo e de estômago.

Doenças Cardiovasculares

Os chás derivados da Camellia Sinenis (preto, verde, vermelho e branco) são ricos em antioxidantes chamados de polifenóis. Eles são responsáveis por neutralizar a ação destrutiva dos radicais livres. De acordo com os cientistas, a eficácia dos antioxidantes presentes nessas chás é bem maior que o de vitaminas como a C e a E. Um dos papeis desempenhados pelos polifenóis é o de impedir a formação de placas de gorduras no interior das artérias. Por isso, o uso dos chás apresenta bons resultados na prevenção de doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa feita no King’s College revelou que o consumo diário de 1 xícara de chá reduz em 44% as chances de ataques cardíacos. Nos países orientais, onde o consumo de chá é maior, os índices de enfarte são bem menores que os dos países ocidentais, onde prevalece a ingestão de café.

Densidade Óssea

Que os ossos são extremamente importantes para o organismo ninguém há de duvidar, mas o que poucos sabem é que os chás também colaboram para a manutenção do nosso esqueleto. Um estudo realizado pelo Hospital Universitário de Taiwan que o uso regular dos chás tem papel fundamental na preservação da densidade óssea de mulheres e homens. Os pesquisadores notaram, no decorrer da pesquisa, que os pacientes que consomem o chá habitualmente apresentaram menos problemas relacionados aos ossos. A explicação para esse efeito está na grande quantidade de flavonoides, fitoesteroides e fluoridos, que atuam nas células ósseas.

Na Inglaterra, cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Crambidge também constataram que mulheres com mais de 50 anos que costumam tomar o chá preto com frequência apresentam melhor densidade óssea.

Perda de Peso

A redução do peso talvez seja um dos principais atrativos dos chás para várias pessoas. É sempre importante lembrar que o chá, por si só, não vai atuar no emagrecimento, mas sim acelerar os resultados de uma dieta alimentar. Estudos comprovam que o consumo do chá verde pode contribuir para a perda de peso, porque aumenta o calor durante a digestão. Esse processo faz com que o metabolismo se torne mais rápido, favorecendo a queima de gorduras.

Outro benefício trazido pelo chá verde e por outros chás derivados da Camellia Sinensis está no aumento da diurese, que leva a uma redução do inchaço causado pela retenção de líquidos.

Dentes Saudáveis

Uma pesquisa feita na Inglaterra na década de 90 mostrou que o consumo dos chás, por serem fonte de flúor, ajuda na prevenção das doenças dentárias. Os mais indicados são os chás tradicionais, como o chá preto e o chá verde, mas não devemos consumir mais do que 1 xícara por dia. Para melhores resultados, o chá morno deve ser bochechado por alguns segundos. Porém, o uso exagerado pode levar à formação de manchas e escurecimento dos dentes.

Melhora da Digestão

Os orientais, sobretudo os chineses e japoneses, têm o hábito de tomar um pouco de chá logo após as refeições. Essa prática, passada de geração em geração, possui hoje uma explicação científica. A presença dos óleos essenciais contidos na erva aumentam a produção dos sucos gástricos. Assim, a ingestão do chá torna a digestão mais rápida, aliviando a sensação de peso depois das refeições mais pesadas (almoço e jantar).

Mal de Alzheimer

Os pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, obtiveram resultados bem interessantes ao analisar os efeitos do chá verde. Eles observaram que o consumo de 1 copo de chá verde por dia protege o cérebro humano de doenças como o Alzheimer, além de prevenir alguns tipos de câncer. Infelizmente, os benefícios não são iguais em todas as pessoas. Algumas organismo reagem melhor às substâncias contidas no chá.

Defesas do Organismo

Como todos sabem, o nosso organismo conta com um aparato de defesa, capaz de nos proteger de doenças e microrganismos nocivos. Esse aparato, conhecido como sistema imune, pode ser fortificado pelos chás. Eles estimulam a formação dos glóbulos brancos, que atuam conta as infecções, além de vírus e bactérias. Estudos mostram ainda que o tanino do chá verde cria uma camada protetora na parede do intestino, protegendo-o de microrganismos prejudiciais à saúde.

Processo de Desintoxicação

Algumas ervas como a salsaparrilha, o dente de leão e o capim-limão, são excelente para a desintoxicação do organismo. Eles estimulam a diurese, fazendo com que os rins eliminem os líquidos e toxinas acumulados. O ideal, para obter bons resultados, é tomar de 3 a 4 xícaras desses chás diariamente. O principal efeito positivo é a redução do inchaço nas pernas, braços e abdômen, além de mais disposição.

Receitas e Naturais em seu email