Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais São os Benefícios do Óleo de Coco?

De tempos em tempos a ciência desmente algo que já estava enraizado em nossa cultura. O coco, por exemplo, foi visto durante muito tempo com um inimigo das dietas por conter grandes quantidades de gordura. Porém, de uns tempos para cá, o óleo de coco foi apresentado como benéfico para a saúde, justamente por causa da presença de gorduras. Curioso, não é mesmo?

A diferença parece estar no tipo de óleo que foi estudado. Os estudos mais antigos, que falavam dos malefícios da substância, analisavam o óleo de coco hidrogenado (submetido a altas temperaturas). No entanto, o óleo virgem, sem passar por nenhum tipo de processamento, mantêm propriedades que podem ser bastante positivas para a nossa saúde.

Problemas Cardiovasculares

O principal benefício do óleo de coco diz respeito às doenças cardiovasculares. Há alguns anos, pesquisadores observaram que os habitantes das Ilhas Cook, na Nova Zelândia, apresentavam baixa incidência de doenças cardiovasculares quando comparados com o restante da população do país. Os moradores das Ilhas Cook utilizam o óleo de coco em grandes quantidades, o que chamou a atenção dos cientistas. Os estudos apontam para um relação entre o consumo do óleo e a proteção do coração. Em contrapartida, no Sri Lanka, uma pesquisa mostrou que a redução no consumo de óleo de coco pode ser a responsável pela elevação dos índices de ataques cardíacos.

Óleo de Coco

Conheça mais sobre as propriedades do óleo de coco

Emagrecimento

O óleo de coco ganhou fama por ajudar no emagrecimento. Os estudos nesse sentido são controversos, mas parece haver relação entre o consumo moderado do óleo e a perda de gordura na região abdominal. A explicação para esse efeito está nos ácidos graxos de cadeia média contidos no coco. Eles são mais difíceis de se acumular, apesar de servirem como fonte energética para o organismo. Dessa forma, o óleo de coco se comporta de modo diferente de alguns outros óleos vegetais, que possuem ácidos graxos de cadeia longa. Para obter o benefício, é necessário ingerir pequenas quantidade do óleo de coco virgem e seguir uma dieta balanceada. Por ser muito calórico, o óleo pode também levar ao aumento de poso se for consumido em excesso.

Fortalecimento do Sistema Imune

As substâncias contidas no óleo de coco ainda fortalecem a imunidade. Ele tem ação antiviral, antibacteriana e antifúngica, combatendo diversos microrganismos que podem ser danosos para o organismos. Ao aumentar a imunidade, o óleo de coco também possibilita que o próprio organismo possa combater esses “invasores”, evitando o aparecimento de doenças. Mais uma vez, a dica é consumir pequenas quantidade do óleo de coco virgem em saladas, vitaminas e sucos. O óleo também pode ser usado no preparo de biscoitos, bolos e pães.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email