Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais os Benefícios da Azedinha (Azeda)

Azeda ou Azedinha é o nome pela qual é a conhecida a Oxalis acetosa, uma planta que cresce em qualquer solo praticamente, sendo bem fácil de cultivar. O nome azedinha não é a toa pois, de fato as folhas possuem um gosto azedo quando levado à boca (embora não seja desagradável).

Estas folhas são em forma de trevo, cheias, formando uma longa camada, quase sempre misturada com outras espécies. Quando florescem, tem flores amareladas ou roxas.

Benefícios e Propriedades

Um dos grandes benefícios da azedinha é o fato de ser rica em vitamina C e B. Além dos benefícios trazidos por estas vitaminas, podemos citar ainda que é rica em cálcio, o que confere o gosto amargo da planta.

Azedinha

A azedinha tem diversas propriedades e é encontrada facilmente.

Sobre suas propriedades, ela pode atuar como um diurético, laxante e desintoxicante. Vale mencionar que atua como adstringente, antisséptica e refrescantes. Inclusive, conta-se que índios kiowas usavam mastigar folhas de azedinha durante viagens longas para aliviar a sede, caso não tivessem água em abundância no caminho.

Tem ações anti-inflamatórias, antibacterianas e, também, possui uma conhecida propriedade de combater o escorbuto, doença que causa hemorragia nas gengivas e outras feridas que não se cicatrizam e é causada pela deficiência da vitamina C. Sua raiz também tem demonstrou ter antioxidantes em pesquisas da PUC do Rio Grande do Sul, mas o consumo da raiz não é recomendável.

Como usar a Azedinha

Aqui no blog já demos a receita de um chá de azedinha com poderoso efeito diurético mas que também serve para cicatrizar feridas. Basta usar duas colheres de folhas de azedinha em uma infusão de 250 ml de água. 10 minutos são suficientes para extrair as propriedades das folhas. Também é possível preparar a azedinha por decocção, neste caso, ferva as folhas junto com a água.

Para fazer cataplasmas da planta, uma dica é misturar folhas, frescas e cozidas, com azeite. Aplica-se sobre o local desejado com uma gaze.

Uma outra forma de usar a azedinha é na culinária, costuma-se usar para temperar saladas, por exemplo. na Europa, é muito comum fazer sopa desta planta.

Precauções

Por outro lado, é possível ter alguns cuidados no consumo da azedinha. A planta é rica em ácido oxálico que pode agravar a situação de quem tem problemas nos rins, como as pedras, gota. Gestantes devem sempre ficar alertas a qualquer chá, assim como as lactantes que não devem se auto medicar, mesmo que se trate de remédios naturais.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email