Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para Que Serve o Feno Grego? Onde Comprar?

A Trigonella foenum-graecum, mais conhecida como feno grego, é uma planta usada milenarmente pelos orientais, tanto na culinária, quanto para fins medicinais. Também chamada de alforva, ela se tornou conhecida ao redor do mundo por causa de suas propriedades medicinais.

O sabor de suas sementes, bastante usado na cozinha indiana, é em amargo. As folhas, secas ou frescas, também podem ser usadas na alimentação.

Benefícios e Propriedades

Segundo Danila Zanoni, que trabalha como nutricionista no Hospital Rede D’Or São Luiz, o feno grego tem várias propriedades medicinais. Estudos comprovam que ele é um anticancerígeno eficaz porque seu alto teor de antioxidantes neutraliza a ação dos radicais livres, responsável pela formação de tumores. Além disso, também ajuda a reduzir o índices de glicose em pacientes com diabetes.

Outro benefício reconhecido é na digestão. O consumo do feno grego pode melhorar o aparelho digestivo. Ele também tem um efeito levemente laxativo, melhorando o funcionamento do intestino sem complicações. Veja a lista de benefícios:

Feno Grego

Feno Grego

  • ajuda no emagrecimento
  • controla o diabetes tipo II
  • diminui os níveis do mau colesterol (LDL)
  • alivia os principais sintomas da menopausa
  • combate a prisão de ventre
  • melhora a digestão
  • previne o câncer
  • ajuda no tratamento da anemia ferropriva
  • combate a gastrite
  • reduz a formação acnes, abscessos e furúnculos

Por tudo isso, vale a pena ao menos provar essa especiaria.

Feno Grego Engorda ou Emagrece?

Quando aparece um produto com tantos benefícios, as pessoas logo querem saber se ele também ajuda no emagrecimento.

Algumas das propriedades do feno grego pode contribuir para a perda de peso porque ele estimula o funcionamento do intestino, melhora a digestão e inibe o apetite. Porém, sempre é bom ressaltar que não existem milagres. O feno grego pode ser incluído na dieta, mas não irá proporcionar sozinho o emagrecimento. Com relação às quantidades, o melhor a fazer é conversar com um nutricionista.

Como Consumir?

As sementes do feno grego concentram a maior parte das propriedades benéficas. Elas podem ser usadas em pó, diluídas no leite, no preparo de chás ou em cápsulas. Também é possível fazer aplicações sobre a pele na forma de compressa. Nesse caso, é preciso umedecer um pano limpo com a decocção feita a partir das sementes.

O uso da semente é contraindicado durante a gravidez e também na lactação. Pacientes com diabetes tipo 2 que sejam insulino-dependentes não devem usar a semente sem o acompanhamento médico, porque ela reduz a absorção de glicídios. Se você observar irritação na pele ou diarreia após o consumo do feno grego, suspenda o tratamento.

Onde Comprar e como fazer o chá

O feno grego pode ser comprado em lojas de produtos naturais. Ele é vendido em pó, em sementes ou em cápsulas. Antes de começar a fazer uso do produto, a gente recomenda que você converse com um médico ou nutricionista. Apesar de não existirem muitas contraindicações, o consumo de qualquer substância pode ser prejudicial à saúde se for feito do jeito errado.

Quando se compra o feno grego em pó ou cápsulas, o modo de consumo vem especificado na embalagem, mas como fazer o chá das sementes de Feno Grego? Você vai precisar de uma colher de sopa cheia de sementes e cerca de meio litro de água. Ferva a água com as sementes por cerca de 10 minutos. Beba pela manhã, ainda em jejum.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email