Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para Que Serve a Sucupira Composta?

A semente de sucupira é muito usada para fins medicinais. Ela ganhou mais fama depois que o ator Juca de Oliveira comentou sobre seus benefícios em uma entrevista ao Jô Soares. De lá pra cá, várias pessoas passaram a consumir o chá e outras receitas naturais feitas com a semente.

Uma das opções existente no mercado é a sucupira composta ou composto de sucupira. Na verdade, as cápsulas combinam o extrato de três plantas: a sucupira, a unha-de-gato e a garra-do-diabo. De acordo com os fabricantes, ele serve para aliviar as  inflamações agudas, torções, doenças reumáticas, rinite, sinusite e problemas ósseos.

Conheça mais sobre os benefícios das plantas:

Garra do Diabo

No artigo intitulado Plantas medicinais usadas no tratamento de doenças reumáticas: revisão, as autoras analisam alguns dos estudos já realizados sobre a garra do diabo (Harpagophytum procumbens). Em pesquisas do tipo duplo-cego, em que os participantes tomam o composto investigado e um medicamento sem efeito algum, observou-se melhorias consideráveis em pacientes que sofrem com dores reumáticas e tomaram o extrato de garra do diabo. Esse efeito se deve, acredita-se à ação anti-inflamatória da erva.

Composto de Sucupira

Composto de Sucupira

Unha de Gato

O mesmo artigo também fala dos benefícios da unha de gato (Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis). No entanto, as autoras afirmam que os estudos sobre as propriedades da planta ainda não são suficientes para garantir a indicação no tratamento de dores reumáticas. Algumas pesquisas in vitro e experimentos feitos com animais mostram que ela pode ter uma ação sobre as inflamações que causam o reumatismo e outras doenças semelhantes. Ainda assim, a comprovação depende de outras pesquisas que dêem embasamento aos resultados.

Sucupira

Existem também estudos sobre as possíveis propriedades da sucupira. A tese de doutorado defendida pelo farmacêutico Humberto Moreira Spindola, na Unicamp, aponta para a ação analgésica e antitumoral do extrato da sucupira. A pesquisa é apenas uma das que analisa os efeitos da planta, mas é preciso que elas sejam melhor desenvolvidas, pois o consumo por humanos não foi testado. De acordo com muitos pesquisadores, num futuro próximo poderá ser produzido um fitoterápico feito com o extrato para combater as dores. Outro detalhe é que as folhas não têm o mesmo princípio ativo da semente, segundo os estudiosos do assunto.

Alguns Cuidados

As cápsulas da sucupira composta devem ser consumidas com a orientação de um médico. Apesar das propriedades que mencionamos em relação às plantas, ainda são necessários outros estudos que realmente garantam o uso por humanos sem risco. A ANVISA não libera a venda de remédios feitos com a sucupira, então é melhor ficar alerta!

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email