Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para Que Serve a Erva de Bugre?

A erva de bugre, também conhecida como guassatonga, é uma planta medicinal bem popular no Brasil, sobretudo na região Sul. Seu nome científico é Casearia silvestris Swartz, o que facilita a identificação da planta em qualquer lugar (lembrando que podem haver plantas iguais com nomes diferentes e plantas diferentes com o mesmo nome).

Um artigo publicado em 1986 na Revista Brasileira de Farmacologia fala um pouco sobre as possíveis propriedades medicinais do chá-de-bugre. Escrito por Elfriede Bacchi, o texto intitulado Ação anti-úlcera e cicatrizante de algumas plantas brasileiras aponta para os benefícios da erva:

A casca é utilizada como anti-inflamatória, tendo as folhas o mesmo uso. Pesquisadores analisaram quimicamente a espécie, verificando a presença de flavonas, saponinas e óleo essencial. Também foi estudada a ação cicatrizante da tintura da folha em lesões provocada em camundongos, verificando-se que o processo cicatricial evoluiu mais rapidamente nos animais tratados com a tintura obtida das folhas [adaptado].

Além disso, existem fitoterápicos produzidos a partir da erva-de-bugre. Várias pessoas fazem uso desses medicamentos naturais para aliviar problemas de saúde e até mesmo para a perda de peso.

Benefícios e Propriedades Medicinais

Erva de Bugre ou Guaçatonga

Erva de Bugre ou Guaçatonga

A medicina popular indica o uso da erva-de-bugre para diversos fins. Alguns deles são:

  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Dar mais energia para o funcionamento do organismo;
  • Reduzir espinhas, eczemas e outros problemas de pele;
  • Combater a celulite;
  • Aliviar as dores do reumatismo;
  • Reduzir os índices do ácido úrico;
  • Controlar a pressão alta;
  • Tratar micoses;
  • Reduzir o inchaço;
  • Cicatrização de lesões na pele;
  • Acabar com a gastrite.

Outro uso cada vez mais comum é nas dietas de emagrecimento. Por ter efeito diurético e reduzir o acúmulo de gordura, o chá feito com a erva-de-bugre serviria pra tratar a obesidade e ajudar na perda de peso.

O Chá Realmente Funciona?

O problema em relação à erva de bugre é que existem poucos estudos sobre os seus efeitos. Os cientistas ainda não investigaram de forma cautelosa todos esses benefícios defendidos pela medicina popular. Por isso, não há segurança no consumo da planta, nem qualquer garantia de que ela realmente funciona.

Como vimos antes, alguns estudos apontam para sua ação cicatrizante e anti-inflamatória. No que diz respeito ao emagrecimento, não encontramos qualquer pesquisa que endosse o uso da planta para esse fim.

Também não encontramos informações claras sobre as contraindicações e efeitos colaterais no consumo do chá feito com a planta. Por essa razão, consideramos o uso bastante arriscado. Na dúvida procure antes um médico e veja qual é a opinião do especialista sobre o uso da erva de bugre.

Receitas e Naturais em seu email