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Os Benefícios do Orégano

Basta sentir o cheirinho do orégano para lembrar de pizza. Aqui no Brasil, o tempero se popularizou juntamente com as massas e faz bastante sucesso entre os entusiastas de uma boa comida italiana. Mas além do sabor e do aroma marcantes, os benefícios do orégano para a saúde também chamam a atenção.

O Globo Repórter que foi ao ar no dia 04/09/2015 mostrou os resultados de pesquisas feitas sobre o orégano na Universidade de Campinas. As observações realizadas pelos pesquisadores aqui do Brasil despertaram o interesse da comunidade científica mundial, uma vez que os estudos revelam o altíssimo poder antioxidante da erva.

Benefícios Para a Saúde

Analisando cuidadosamente os componentes das folhas de orégano, os pesquisadores da Unicamp notaram que elas contêm cerca de 200 substâncias antioxidantes. Os componentes mais importantes são os polifenois e flavonoides, que combatem os radicais livres presentes em nosso organismo.

Com a má alimentação, estresse e contato com a poluição, nosso corpo fica repleto de substâncias tóxicas que não são absorvidas. Os chamados radicais livres não são facilmente eliminados e contribuem para a aceleração do processo de oxidação das células.

Na verdade, as células se oxidam naturalmente. Porém, a presença dos radicais livres torna o envelhecimento celular mais rápido. O resultado, segundo cientistas, é o aparecimento de doenças como alguns tipos de câncer.

Assim, os antioxidantes contidos no orégano têm um papel importante: neutralizar a ação dos radicais livres. Com isso, os polifenóis e flavonoides podem ajudar na prevenção de doenças, limpando as toxinas que estão fazendo mal para o organismo.

Orégano

Folhas frescas de orégano

Como Consumir o Orégano?

Os especialistas entrevistados pelo Globo Repórter falaram de algo importante sobre o consumo do orégano. Diferentemente do que fazemos, o ideal é acrescentá-lo depois que o prato já estiver preparado, preservando, assim, todas as propriedades da folha. Segundo Rodrigo Ramos Catharino, pesquisador da Unicamp:

“Sempre o melhor é o mais in natura possível. Por exemplo: as folhas secas seria logo após que você assa uma pizza, você polvilha ou depois que você fez um prato você coloca seu manjericão, seu orégano, logicamente depois, pra que você não tenha perda natural de alguns desses compostos importantes pra saúde” (Fonte: G1).

Quando colocamos o orégano sobre a pizza, por exemplo, e levamos ao forno, o calor excessivo acaba com parte dos componentes benéficos. Por isso, devemos polvilhar um pouco da erva na pizza já pronta ou em outros pratos que possam cair bem com o tempero. Assim, você previne o envelhecimento celular precoce de forma natural.

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