Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Os Benefícios da Pimenta Vermelha

O sabor forte da pimenta causa polêmica: existem aqueles que adoram o ardidinho, mas também tem gente que não suporta nem o cheiro. Em busca de mais informações sobre esse alimento controverso a equipe do Globo Repórter foi até a cidade de Turuçu, no Rio Grande do Sul, onde o Sr. Gilson cultiva a chamada “pimenta nuclear”.

O produtor mostra a diferença entre os tipos de pimenta. A marrom tem sabor mais adocicado, enquanto a vermelha é mais picante. Ao abrir uma das pimentas ao meio, a repórter se espanta com o cheiro forte que indica que a pimenta deve arder bastante quando consumida.

Com relação à saúde, quanto mais ardida for a pimenta, melhor. A substância responsável pelo gosto característico da pimenta é a capsaicina, que também garante a maior parte dos benefícios. É graças a ela que o consumo regular da pimenta pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, além de contribuir para o emagrecimento.

Propriedades Medicinais da Pimenta

A capsaicina tem efeito termogênico. Isso quer dizer que ela eleva a temperatura natural do corpo humano. Essa elevação obriga o metabolismo a trabalhar mais para manter a temperatura adequada. Assim, consumimos mais energia e, consequentemente, gastamos mais calorias.

Por isso, alimentos termogênicos como a pimenta vermelha, o gengibre e canela são tidos como emagrecedores. Eles aceleram o metabolismo e fazem as calorias daquilo que comemos sejam gastas em vezes de serem armazenadas na forma de gordura.

Pimenta Vermelha

Pimenta Vermelha

Outro benefício atribuído à capsaicina é a proteção do sistema cardiovascular. Os mais antigos acreditam que a pimenta é prejudicial porque eleva a pressão. Porém, ela tem efeitos benéficos para o funcionamento do coração.

Os antioxidantes mantêm os níveis do mau colesterol e dos triglicerídeos dentro dos limites desejáveis, evitando, assim, as complicações cardiovasculares causadas pelo acúmulo de gorduras no interior das artérias.

A pimenta vermelha também age como um anticoagulante natural, dificultando a ocorrência de problemas como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais. Por tudo isso, o consumo da pimenta é excelente para proteger o nosso sistema cardiovascular.

Outros Benefícios:

  • A pimenta age como antifúngico, evitando doenças causadas pela presença de fungos;
  • Ela tem efeito analgésico e, por isso, combate dores de cabeça;
  • Tem efeito antibiótico;
  • É rica em beta-caroteno, um antioxidante que favorece a absorção de vitamina A e fortalece a imunidade;
  • Previne a formação de úlceras no estômago;
  • Aumenta a disposição e combate os sintomas da depressão porque estimula a liberação de adrenalina e noradrenalina.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email