Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Espinheira Santa Emagrece? Conheça os Benefícios

A espinheira santa é uma planta medicinal bastante conhecida em todo o Brasil. Os povos nativos do nosso país já fazem uso dela desde antes da chegada de Cabral. Na medicina popular, o consumo da planta é indicado para tratar diversos problemas de saúde, principalmente aqueles ligados ao sistema digestivo.

Além do nome espinheira santa, ela também é conhecida pela nomenclatura científica: Maytenus ilicifolia, bem como outros nomes populares: espinho-de-deus, erva-cancerosa e salva-vidas. Alguns grupos indígenas a chamam de erva cancerosa justamente por usá-la no combate a alguns tipos de tumores – efeito ainda não comprovado cientificamente.

Para saber um pouco mais sobre a espinheira santa, vale a pena ver o vídeo abaixo:

Propriedades da Espinheira Santa

Como comentamos antes, o principal campo de ação da espinheira santa é o aparelho digestivo. Por isso, ela é indicada para tratar problema como:

  • gastrite
  • úlcera
  • azia
  • má digestão

O chá tem efeito depurativo, sendo indicado para acnes, eczemas e outros problemas de pele. Outro efeito conhecido é o emagrecedor, sobre o qual falaremos melhor adiante.

As folhas da espinheira santa possui parte pontiagudas, como espinhos

As folhas da espinheira santa possui parte pontiagudas, como espinhos

Chá Para Emagrecer

O chá de espinheira santa é tido como um emagrecedor natural. Algumas de suas propriedades terapêuticas podem sim ajudar na perda de peso. No entanto, é sempre importante enfatizar que a planta não fará milagres. Ela apenas estimulará o emagrecimento obtido por meio de uma dieta com redução de calorias.

Observe alguns dos efeitos emagrecedores da espinheira santa:

Laxante

A espinheira atua como um laxante leve. Assim, torna o funcionamento intestinal mais ágil e eficiente. O inchaço causado pela prisão de ventre pode aumentar a circunferência abdominal, ou seja, a barriguinha. O efeito laxativo combate justamente esse problema.

Diurética

A maior parte das ervas emagrecedoras age como diurético. Isso quer dizer que elas estimulam o organismo a eliminar os líquidos retidos. Quando tomamos o chá de espinheira santa, ele reduz o inchaço causado pela retenção hídrica. Dessa forma, a perda de peso se torna mais rápida e perceptível no corpo todo.

Digestão

O terceiro efeito importante para a perda de peso é a melhoria geral da digestão. Se o sistema digestivo funciona bem, aproveitamos melhor os nutrientes consumidos na alimentação. O consumo do chá também pode ajudar na eliminação de gorduras.

Contraindicações

O chá de espinheira santa é contraindicado para grávidas e lactantes. As recomendações de consumo precisam ser respeitadas para evitar efeitos colaterais como enjoo, dor de cabeça e problemas estomacais. Procure um especialista para orientações mais específicas para o seu caso.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email