Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Curcuma Longa – Benefícios e Propriedades Medicinais

A cúrcuma (Curcuma Longa) ficou bem comentada nos últimos tempos após uma declaração um tanto quanto polêmica da apresentadora Bela Gil. Ela disse nas redes sociais que só usava a especiaria para escovar os dentes, despertando uma ampla discussão.

A culinarista ainda defendeu que  o o da cúrcuma, em sua opinião, é muito melhor que pasta dente, já que a planta é antisséptica, antibiótica, anti-inflamatória e 100% natural. Mas afinal o que é a cúrcuma? Ela realmente faz bem?

O que é a cúrcuma?

Também conhecida com açafrão-da-terra ou açafrão tumérico, a cúrcuma é uma planta de cor amarelo-alaranjada que é responsável, inclusive pela coloração de condimentos como o curry, que é muito usado na Índia e também é base para a mostarda nos Estados Unidos. Além do seu sabor diferenciado, pesquisadores descobriram que a cúrcuma é um excelente anti-inflamatório e possui, ainda, outros diversos benefícios a saúde.

Benefício para a saúde

Pode-se dizer que os estudos relacionados à cúrcuma são ainda novos, mas todas as pesquisas apontam para diferentes propriedades medicinais. Veja:

A pigmentação amarela da cúrcuma explica o efeito antioxidante

A pigmentação amarela da cúrcuma explica o efeito antioxidante

  • É um anti-inflamatório poderoso, como eficácia semelhante a de medicamentos comumente usados para combater inflamações. Por isso, a especiaria é considerada como um tratamento natural para a artrite, à artrite reumatoide e demais doenças ligadas às articulações.
  • Tem ação antisséptica e antibacteriana, sendo muito utilizada limpeza de queimaduras, cortes e outros ferimentos. Ela também atua na cicatrização e contribui para a modelação da pele lesionada. Seu uso ainda é indica para tratar a psoríase e outras doenças inflamatórias que acometem a pele.
  • Tem diversas ações ligadas ao câncer, como prevenção de câncer de próstata, diminui o risco do câncer de mama se espalhar e de metástase em geral, e pode prevenir o risco de leucemia infantil.
  • Tem propriedades relacionadas à proteção do fígado, atuando como um desintoxicante natural.
  • Pode prevenir e retardar a progressão de doenças degenerativas e, ainda sem cura, como a mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.
  • Por ser termogênica, a cúrcuma também contribui para o metabolismo das gorduras e consequente redução de peso.
  • É bastante usada pela medicina chinesa como remédio natural para tratar a depressão.

Como Usar?

Não existem estudos sobre dosagens excessivas da cúrcuma, nem sobre as quantidades recomendadas. O ideal, nesse caso, é o bom senso. A especiaria pode ser tomada em pó ou cápsulas, que você encontra na grande maioria das lojas de produtos naturais. Em pó, além de você encontrar na grande maioria de feiras e lojas de artigos naturais, o mais interessante do uso em pó, é que pode encontrar novas maneiras de usá-lo em diversas receitas. A cúrcuma da uma rica tonalidade amarela e um sabor picante a peixes, por exemplo.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email