Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Conheças os Benefícios da Cúrcuma (Açafrão da Terra)

Na hora de temperar os alimentos, quais temperos você costuma utilizar? De acordo com o que foi mostrado no Globo Repórter da última sexta-feira (04/09/2015), alho e cebola lideram na preferência dos brasileiros, mas outros condimentos podem trazer benefícios diferentes para a nossa saúde.

Um desses temperos benéficos não tão populares é a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra ou açafrão tumérico. Ele vem sendo pesquisado no laboratório da USP de Piracicaba, onde os pesquisadores chamam a especiaria de “Ouro do Centro Oeste”.

Cúrcuma Combate a Depressão

O foco dos estudos feitos em Piracicaba está no combate à depressão. A doença, segundo dados da OMS, atinge 4 pessoas no mundo a cada segundo. Por isso, a depressão é tida como o “mal do século”, exigindo dos cientistas descobertas capazes de tratar o problema.

No laboratório, os pesquisadores da USP de Piracicaba tê realizado testes em camundongos. As cobaias são divididas em grupos e submetidas a situações estressantes, que desencadeiam os sintomas da depressão. Com as investigações, notou-se que o uso da cúrcuma em um dos grupos foi capaz de reverter os sintomas depressivos nos camundongos.

Os estudos ainda precisam de mais testes, mas apontam para um efeito antidepressivo das substâncias contidas na cúrcuma. No futuro, os componentes poderão ser usados no preparo de medicamentos mais naturais para tratar a depressão. Porém, enquanto as pesquisas são feitas, o ideal é consumir a cúrcuma diariamente.

Cúrcuma

A cúrcuma se assemelha ao gengibre, mas tem o interior mais amarelo.

Como Consumir o Açafrão da Terra

De acordo com os nutricionistas da USP de Piracicaba, é preciso consumir diariamente 1 colher (sopa) da cúrcuma para aproveitar os benefícios mencionados. Por isso, devemos criar o hábito de usar o condimento no preparo de temperos caseiros e acrescentar em quase todos os alimentos preparados. Segundo  a nutricionista Gizele Bruna Barankevicz:

“Então, a ideia é que as pessoas utilizem diariamente já pra prevenir, que não deixem chegar a um caso depressivo, já vai utilizando na sua alimentação, num molho, ali na carne, como um tempero mesmo, como já é utilizado na índia. Na Índia, a cúrcuma é utilizada como uma planta medicinal” (Fonte: g1.globo.com).

Com o consumo diário, é possível aproveitar os benefícios da cúrcuma na prevenção da depressão. Assim, você evita que a doença apareça no futuro e ajuda a atenuar sintomas causados pelo estresse do dia. No início, o sabor forte da cúrcuma pode parecer estranho, mas nosso paladar logo se acostuma e as propriedades medicinais da planta valem a pena.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email