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Cloreto de Magnésio: Quais os benefícios e como tomar?

O Cloreto de magnésio é um mineral e tem grande importância na fisiologia do nosso organismo. Os sais ajudam na propagação dos impulsos elétricos, equilíbrio osmótico nos vasos sanguíneos e rins. Também é com auxilio desses eletrólitos que o nosso corpo se movimenta, pois os músculos precisam deles para exercer sua função.

Considerando esses aspectos, o cloreto de magnésio é um dos principais minerais essenciais ao nosso organismo para que este desempenhe suas funções corretamente. Sendo também importante no papel de auxilio à desintoxicação das células, uma vez que trabalha na liberação de toxinas no nosso organismo. No trato digestivo, o cloreto de magnésio auxilia na quebra e absorção de proteínas e minerais no estômago.

Como você pode constatar, o cloreto de magnésio desempenha diversas funções no nosso corpo. No post de hoje você irá conhecer melhor os benefícios desse mineral e vai aprender a como inclui-lo no seu dia a dia.

O cloreto de Magnésio

Além dos benefícios a saúde, o cloreto de magnésio é um grande aliado ao emagrecimento, dado que sua presença no organismo leva à prevenção de cãibras, fadiga, cansaço e lesões musculares durante a prática de atividades físicas, melhorando seu rendimento e bem estar durante as mesmas.

Outro ponto relevante é que o cloreto de magnésio auxilia na produção de insulina no nosso organismo – hormônio responsável pela captura de glicose para dentro da célula e sua utilização em forma de energia – o que gera o auxilio na queima e digestão da glicose evitando que a mesma se estoque em forma de gordura corporal.

Com isso, o cloreto de magnésio é um importante agente no processo de emagrecimento, mas não pode ser usado como solução para o problema. Isso acontece pois o seu uso sem dieta balanceada e exercícios físicos não acarretará no emagrecimento.

cloreto de magnesio

O cloreto de magnésio é importante para a saúde

Composto formado por cloro e magnésio, é um suplemento muito importante. Devido a dietas atuais e a industrialização dos alimentos, a quantidade mínima diária de magnésio não é consumida pela população, sendo necessário a inclusão de uma outra fonte alternativa.

O magnésio é o responsável por desempenhar as principais funções desse mineral no nosso organismo. Além da dieta, algumas situações podem fazer com que o organismo perca magnésio mais rápido do que ele consegue repor, tais como:

  • Uso de medicamentos diuréticos e para hipertensão;
  • Alcoolismo;
  • Doenças que causem diarreia;
  • Vômitos e baixa absorção intestinal;
  • Problemas de estômago como gastrite e refluxo;
  • Diabetes sem o devido controle.

Como incluir o Cloreto na Alimentação?

Alguns alimentos, se incluídos na dieta podem auxiliar no controle e no consumo de magnésio, tais como feijão, alimentos integrais, folhas escuras como o espinafre e couve e sementes como as nozes. Além destes alimentos o cloreto de magnésio pode ser consumido em forma de suplemento encontrado em farmácias, tais como: cápsulas, tabletes e em pó.

O pó do cloreto de magnésio precisa ser diluído em água mineral em uma proporção de 30g de cloreto de magnésio para 1 litro de água (fervida e resfriada). A solução de cloreto de magnésio deve ser então mantida na geladeira e seu consumo deve ser de, no máximo, dois copos de solução por dia.

Atentem-se sempre ao consumo máximo do suplemento, uma vez que, como qualquer outro medicamento, seu consumo excessivo pode ser prejudicial a saúde. Alguns efeitos colaterais podem ser observados em caso de má utilização do composto, tais como: diarreia, vômitos, náuseas, interferência na ação de alguns antibióticos, dores estomacais e azia.

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