Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Mulungu: Para Que Serve? Como Fazer?

Recentemente, o programa Terra de Minas reprisou uma série de reportagens sobre plantas benéficas. Uma das mais comentadas foi o mulungu (Erythrina mulungu), que tem benefícios já comprovados cientificamente.

A planta tem origem brasileira e pode ser encontrada em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Ela alcança de 10 a 14 metros de altura, tem caule revestido por uma cortiça espessa e vários espinhos. Quando florida, suas flores alaranjadas chamam a atenção.

Além do nome mais conhecido, mulungu, existem outros: corticeira, flor-de-coral, árvore-de-coral, mulungu-coral, suiná-suiná, bico-de-papagaio, corticeira e eritrina.

A madeira da árvore é macia, sendo usada na produção de caixote e também para obtenção de celulose. A parte mais interna da casca contém substâncias usadas para fins medicinais. Segundo a medicina popular, ela pode ser usada para tratar a insônia, a ansiedade a alguns problemas respiratórios.

Para que serve o Mulungu?

Mulungu

Árvore do Mulungu

O chá feito com o mulungu tem diferentes propriedades:

  • tem ação analgésica, ajudando no combate às dores;
  • é um diurético leve, combatendo o inchaço e a retenção de líquidos;
  • pode abaixar a pressão arterial;
  • melhora a tosse porque age como expectorante;
  • tem efeito tranquilizante e levemente sedativo;
  • ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse;
  • reduz insônia e melhora a qualidade do sono;
  • é um anti-inflamatório natural;
  • também age como bactericida.

Por causa de todos esses efeitos benéficos, a planta pode ser usados em casos de insônia, tosse, asma, nervosismo, estresse a ansiedade. O efeito calmante já foi estudado por vários pesquisadores.

Como fazer o chá para dormir?

A receita do chá de mulungo é muito simples. O mais importante é adquirir a planta é um herbanário confiável, porque podem ocorrer confusões. A medida é: 4 g da casca seca da árvore para cada xícara (chá) de água. Junte tudo e coloque em uma chaleira. Deixe ferver por alguns minutos, abafe e tome depois que amornar. A indicação é de 2 xícaras do chá por dia. O chá pode ser tomado morno ou frio, de preferência sem adoçar.

Existem contraindicações?

Sim. Como todo chá, o de mulungu não é diferente. Ele não é recomendada a pessoas com pressão muito baixa, grávidas, lactantes e idosos. É necessário também conversar com um médico sobre possíveis interações com medicamentos. Cada pessoa reage de uma forma diferente ao uso do chá. Se observar que ele dá muito sono, evite fazer atividades como dirigir ou operar máquinas. Importante: o chá não deve ser consumido por mais de 3 dias consecutivos.

Receitas e Naturais em seu email