Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Camomila Pode Diminuir a Glicose

Os pesquisadores vem se interessando cada vez mais pelas plantas que sempre foram usadas para fins medicinais. Por isso, com frequência são divulgadas novidades sobre chás e ervas que todo mundo conhece e utiliza.

A camomila é muito conhecida pelos brasileiros. Seu efeito calmante e relaxante é bastante difundido, sendo comum o consumo do chá feito com as flores para melhorar a ansiedade e combater a insônia. Outra ação bem presente na medicina popular é a analgésica. Por essa razão, a camomila é indicada para aliviar as dores de cabeça e a cólica menstrual.

Além de todos esses benefícios já divulgados, um novo estudo concluiu mais uma propriedade importante. De acordo com os estudos, o chá de camomila também pode auxiliar no controle da glicose por diabéticos.

Propriedades da Camomila

As propriedades medicinais na camomila são explicadas pela presença de substâncias como flavonoides, cumaribas e terpenoides. Por isso, ela serve para vários problemas de pele, como queimaduras, ferimentos e eczemas. Inclusive, já comentamos aqui no Receita Natural sobre as maravilhas da camomila para a pele e os cabelos.

As substâncias benéficas também dão à planta propriedades digestivas, o que ajuda a combater a flatulência, a má digestão, o enjoo e as náuseas. O efeito sedativo já foi comprovado por estudos científicos que atestam a eficácia da camomila no alívio da insônia e do nervosismo.

Camomila

Conheça os benefícios do chá de camomila para os diabéticos

Tratamento Para o Diabetes

As novas descobertas sobre a camomila apontam para o seu potencial no controle da glicose alta, característica da diabetes. Segundo os pesquisadores, os compostos polifenólicos contidos na planta seriam os responsáveis pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O estudo feito pela Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, mostrou que o chá de camomila pode ser um auxiliar nos tratamentos da diabetes tipo 2. Durante a pesquisa, 64 voluntários com diabetes foram divididos em 2 grupos.

O primeiro deles tomava só água e o outro tomava também porções diárias de chá de camomila. Com a análise dos resultados, os estudiosos concluíram que o consumo de 3 xícaras de chá (150 ml) do chá de camomila por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de glicose no sangue dos diabéticos. Além disso, eles também observaram uma elevação na ação dos antioxidantes.

Outro estudo, feito com ratos de laboratório, também revelou os benefícios da camomila no controle da glicose. De acordo com o que foi visto nas cobaias, tantos os ratos normais quanto os diabéticos tiveram uma redução nos níveis de glicose transitória – elevação que normalmente acontece depois que comemos.

Como os estudos ainda são preliminares, não vale a pena, de forma alguma, trocar o tratamento indicado pelo seu médico para controlar o diabetes. O ideal é conversar com o especialista sobre o uso do chá como um tratamento complementar para reduzir os níveis de glicose.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email