Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios e Receitas Com Água Oxigenada

A água oxigenada está sempre presente no kit de primeiros socorros que todo mundo tem em casa. Essa substância, cientificamente chamada de peróxido de hidrogênio, é bastante usada para desinfetar feridas, além de servir para clarear os cabelos, mas esses não são os únicos usos possíveis. Por isso, o assunto de hoje são os benefícios da água oxigenada e receitas caseiras utilizando essas substância.

Benefícios da Água Oxigenada

A água é representada pela fórmula química H20, que significa que ela é composta por 2 moléculas de hidrogênio e 1 oxigênio. Já o peróxido de hidrogênio tem como fórmula H2O2, ou seja, ele é composto por 2 moléculas de hidrogênio e 2 de oxigênio. A água oxigenada que compramos nas farmácias consiste em uma mistura de peróxido de hidrogênio e água, sendo que a concentração do H2O2 pode variar dependendo do volume do produto.

A água oxigenada é um poderoso antisséptico, capaz de matar bactérias, fungos e outros microrganismos. Além disso, ela apresenta um potencial clareador por causa de suas reações químicas. Por isso, a substância é usada para clarear pelos, unhas e dentes, além de servir para a higienização de cortes e outros machucados. Para saber mais sobre os usos variados da água oxigenada, vale a pena ver as receitas abaixo!

Limpeza de Feridas

Limpeza de ferimento com água oxigenada

Lavagem de Roupas

Para clarear roupas amareladas ou retirar manchas dos tecidos, basta aplicar um pouco de água oxigenada. Ao lavar a peças na máquina, acrescente 1 xícara (chá) de água oxigenada no molho das roupas brancas e depois bata normalmente.

Se houver manchas, aplique um pouco da água oxigenada diretamente sobre a parte manchada, deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente.

Fungos nos Pés e nas Unhas

Quem tem fungos nos pés ou nas unhas também pode aproveitar o potencial antisséptico da água oxigenada. A dica é preparar uma mistura com 1 parte de água oxigenada e 1 parte de água filtrada. Depois coloque essa mistura em um borrifador, borrife sobre a região atingida pelos fungos todas as noites e deixe secar naturalmente.

 Limpeza de Ferimentos

No caso de cortes, ferimentos ou outras lesões sobre a pele, a água oxigenada é indicada para remover microrganismos que podem causas infecções.

Aplique algumas gotas de água oxigenada sobre o ferimento e deixe o produto agir. Depois limpe com uma gaze para remover o excesso de produto, sangue e pus. Esse procedimento pode ser repetido sempre que o curativo for trocado.

Clareamento dos Cabelos

O uso do água oxigenada para clarear os cabelos é feito de diferentes formas. O produto puro é indicado para clarear os fios bem levemente, mas a forma mais eficaz é combiná-lo com um clareador.

O volume da água oxigenada vai depender do tom que você quer chegar e da coloração atual dos fios. Geralmente o volume 20 é suficiente para clarear até 2 tons.

Clarear Cabelos

Uso da água oxigenada no clareamento dos cabelos

Limpeza de Lentes de Contato

Quem tem lentes de contato precisa promover a limpeza das mesmas constantemente a fim de evitar irritações e problemas no globo ocular. Na falta do produto específico para higienização da lente, é possível usar água oxigenada.

Coloque as lentes em um recipiente e cubra com água oxigenada 10 volumes. Deixe agir por cerca de 20 minutos e depois enxágue bem.

Limpeza de Casa

A água oxigenada pode ser usada para limpar a casa, eliminado microrganismos e removendo manchas. Se o seu piso ou pias tem manchas, aplique água oxigenada, deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano embebido em água morna. Esse procedimento pode ser repetido várias vezes até que a mancha desapareça.

Se você tem manchas de mofo nas paredes, vale a pena aplicar uma mistura de água e água oxigenada com um borrifador, deixar agir e depois limpar com um pano. Esse mesmo procedimento pode ser usado em vidros e espelhos quando eles estiverem muito sujos.

Ao lavar o banheiro, acrescente um pouco de água oxigenada na água usada para limpar o chão e as peças de louça. Por ser antisséptica, a água oxigenada tem efeito desinfetante, combatendo os germes que podem permanecer no ambiente mesmo após a limpeza. Se for combinada com vinagre branco, ela se torna ainda mais potente.

Tratamento de Espinhas

Mais uma vez, o efeito desinfetante da água oxigenada pode ser usado em benefício de nossa pele. No caso das espinhas, a infecção é causada pelo acúmulo de microrganismos nos poros. A água oxigenada ajuda a limpar a pele, controlando o problema.

Para utilizá-la lave o rosto com água e um sabonete neutro. Depois seque com uma toalha e aplique água oxigenada de 10 volumes com um algodão sobre as regiões mais atingidas. Deixe secar naturalmente e repita a aplicação 2 vezes por semana. Se observar que a pele está seca ou irritada, evite o uso do água oxigenada.

Clareamento das Unhas

Quando as unhas ficam amareladas por causa do uso constante de esmalte, um pouco de água oxigenada pode resolver. Use mais ou menos 1 copo de água morna para diluir 2 colheres (sopa) rasas de água oxigenada de 10 volumes. Misture e coloque as unhas de molho por cerca de 10 minutos.

Na primeira aplicação você já vai notar o clareamento. Só não lixe logo depois, pois a unha vai estar amolecida e pode lascar.

Receitas e Naturais em seu email