Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Vinagre

O vinagre está presente na casa de quase todas as pessoas, é muito usado como tempero, especialmente para carnes e saladas. Mas seus inúmeros benefícios para a saúde nem sempre são conhecidos. Desde a antiguidade, o vinagre já era usado para limpar feridas e conter as inflamações. Nossos antepassados estavam corretos, pois hoje se sabe que o produto é um antibiótico natural, além de auxiliar na eliminação de toxinas e facilitar o emagrecimento. Segundo a nutróloga Daniela Hueb:

“Ele funciona como se fosse um adstringente e circula rapidamente por todo o corpo, fazendo uma verdadeira limpeza interna e facilitando o trabalho do fígado, que é o filtro do nosso organismo” (Fonte: Revista Corpo a Corpo).

Vinagre é Bom Para os Diabéticos

Várias pesquisas vêm estudando a relação entre o consumo de vinagre e a redução da glicose no organismo. Um estudo publicado na revista Diabetes Care, em 2004 , revelou que a ingestão de duas colheres de sopa de vinagre antes das refeições pode aumentar a sensibilidade à insulina. Quem sofre com o diabetes tem essa sensibilidade reduzida, fazendo com que as moléculas de açúcar não sejam absorvidas pelo organismo.

Redução do Colesterol

Os estudos recentes também indicam que tomar vinagre diariamente ajuda no controle do colesterol. Ele reduz as taxas do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos. Outra boa notícia é que o vinagre melhora a digestão, estimulando o metabolismo dos alimentos. De acordo com a nutricionista diz Cinthia Perine:

“Ele estimula a secreção de suco gástrico, facilitando a quebra dos alimentos e a absorção de seus nutrientes. Como consequência, o intestino também é beneficiado”(Fonte: Revista Corpo a Corpo).

Por isso podemos concluir que o consumo de vinagre melhora o funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de toxinas e gorduras.

Vinagre Emagrece?

Vinagre

O Vinagre de Maçã é o mais indicado para o emagrecimento

Não é de hoje que se fala no uso do vinagre para perda de peso, mas somente agora existem estudos mais consistentes sobre o efeito emagrecedor da substância. O ácido acético, encontrado no vinagre, é capaz de acelerar a queima de calorias e reduzir a gordura corporal. Um trabalho publicado na revista Bioscience, em 2009, analisou os resultados obtidos por um grupo de 175 pessoas obesas que beberam vinagre diluído em água por 12 semanas. Ao final da pesquisa, eles perderam cerca de 10% da gordura corporal.

Tipos de Vinagre

O vinagre pode ser feito através de diversos alimentos, desde que sejam ricos em açúcar. Os mais conhecidos são o vinagre de maçã, de vinho, de arroz e de uva, mas são muitos os outros tipos.

O vinagre de maçã é o mais indicado para o emagrecimento, pois os açúcares naturais da fruta são transformados primeiramente em álcool, e depois o álcool é transformado em ácido acético. O resultado é um vinagre composto por 5% de ácido acético e 95% de água. Além disso, o vinagre de maçã tem algumas vitaminas e minerais, que fazem bem à saúde. Por isso ele é o mais indicado, não somente para o emagrecimento, mas também para aproveitar todas as outras propriedades citadas acima.

Receitas e Naturais em seu email