Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Sal de Epsom: para que serve? Onde comprar?

A quantidade de produtos usados para fins cosméticos e medicinais é imensa. Alguns são mais conhecidos, outros nem tanto, mas, de um modo geral, o acesso a informações cresceu bastante com a popularização da internet.

Aqui no blog, sempre procuramos esclarecer sobre esses produtos, além, é claro, das plantas medicinais. O assunto de hoje é o sal de epsom, um produto natural que vem sendo comercializado para tratamentos de beleza e também para melhorar a saúde.

Será que o sal de epsom é realmente benéfico? Ele pode ajudar no emagrecimento? Quais são as suas propriedades. Este artigo tentará responder essas e outras questões.

O que é o sal de epsom?

O sal de epsom recebe esse nome, mas, na verdade, ele não é um sal. Na química, o composto é chamado de sulfato de magnésio. A palavra “epsom” se refere ao local onde o produto é extraído, na região de Epsom, na Inglaterra. Os seus componentes, como você deve imaginar, são o sulfato e o magnésio, que são bem importantes para a saúde.

Sal de Epsom

Conheça mais sobre as utilidade do sulfato de magnésio

Suas utilidades para a saúde são diversas. Como cosmético, ele pode ser acrescentado em banhos para tratar a pele. Como a nossa derme consegue absorver facilmente os componentes do sal, os benefícios são observados rapidamente. Além disso, algumas pessoas ingerem o sal para aproveitar as propriedades do sulfato e do magnésio.

O consumo, no entanto, deve ser feito com muito cuidado. Se for ingerido de forma errônea, o sal de epsom pode trazer efeitos colaterais, tais como náusea, vômito, diarreia e irritação do estômago. Sabe-se que as grávidas e lactantes não devem fazer uso do produto, bem como os diabéticos e pessoas com problemas renais. O ideal é consultar a opinião de um médico antes de ingerir o sal.

Benefícios e Propriedades

A presença do magnésio é a grande responsável pelos benefícios obtidos com o uso do sal de epsom. O mineral é fundamental para a regulação de mais de 350 enzimas que são produzidas pelo nosso organismo. Além disso, ele tem ação anti-inflamatória, estimula o sistema nervoso, age como relaxante muscular e previne o enrijecimento das artérias.

Os sulfatos, por sua vez, são muito bons para o processo de digestão. Eles favorecem a absorção dos nutrientes e a eliminação das toxinas ingeridas. Estudos mostram ainda que eles podem melhorar as dores de cabeça provocadas pela enxaqueca.

Onde comprar?

O sal de epsom não é muito comumente vendido aqui no Brasil por ser produzido na Inglaterra. Quem quer adquirir o produto pode solicitar para alguém trazer do exterior. Algumas lojas de produtos naturais importam o produto, então, vale a pena procurar nesses estabelecimentos em sua cidade ou pela internet. Em farmácias, você pode encontrar o sal amargo, que também é composto de sulfato de magnésio.

Receitas e Naturais em seu email