Benefícios do Quiabo

O quiabo ganhou destaque depois que uma pesquisa feita por alunos do Ensino Médio foi mostrada no programa Caldeirão do Huck. Os estudantes testaram os efeitos do quiabo no organismo dos diabéticos. Com o estudo, eles observaram que o consumo da chamada “água de quiabo” contribuía para o controle dos níveis de açúcar no sangue, ou seja, baixava a glicose.

Outras pesquisas ainda precisam ser realizadas para que se comprove efetivamente esse benefício, mas vários indícios revelam que o quiabo é um importante aliado da boa saúde, não só para os diabéticos, mas para a população como um todo. Se você é do tipo que torce o nariz para o alimento, conheça boas razões para incluir o quiabo em sua alimentação diária, mesmo que o sabor não seja tão agradável.

Quiabo

Quiabo

Antioxidantes Essenciais

Um dos segredos para que o quiabo seja tão saudável é a presença dos antioxidantes. A vitamina A e o betacaroteno, que atuam na prevenção de diversas doenças. Além disso, ele também contém vitamina C, capaz de combater infecções, e vitamina K, que fortalece os ossos e melhora a circulação sanguínea.

Diabetes e Colesterol

O consumo do quiabo também ajuda no controle do colesterol alto e do diabetes. Os pesquisadores acreditam que esse efeito se deve às fibras dietéticas encontradas no alimento. Em nosso organismo, as fibras se unem com a água, formando um líquido gelatinoso (semelhante à baba do quiabo). Essa substância se cola nas moléculas de gordura e açúcar, impedindo que parte delas seja absorvida durante a digestão.

Como Consumir

A melhor maneira de comer o quiabo para aproveitar esses benefícios é cozinhá-lo inteiro na água. Para preparar a água de quiabo, coloque alguns pedaços grandes do alimento em um copo de água e deixe tampado durante uma noite inteira. No dia seguinte retire os pedaços e beba o líquido restante. Vale lembrar, contudo, que essa mistura não tem efeitos milagrosos e de modo algum substitui os medicamentos indicados por um médico.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email
Email

Receita Natural em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossos artigos.



Fechar