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Benefícios do Pinhão

Você tem o hábito de consumir o pinhão? Trata-se da semente das árvores araucárias, também conhecida como pinheiros. A semente e encontrada no interior do fruto dessas árvores, que explodem e facilitam a disseminação da espécie. Além disso, o pinhão é bastante apreciado na culinária, principalmente nos estados do Sul do Brasil.

Propriedades Nutricionais

Uma porção com 100g de pinhão cozido (cerca de 10 unidades) tem em media 174 kcal, 3 g de proteínas, 29,6 g de carboidratos e 4,3 g de fibras. A semente também conta com sais minerais essenciais para a nossa saúde, como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco. Os carboidratos encontrados no pinhão são do tipo complexo, devido ao alto teor de fibras, garantindo mais saciedade e o bom funcionamento do intestino.

Pinhão

Pinhão


Redução da Pressão Arterial

O potássio, contido no pinhão, é um nutriente excelente para quem sofre com a hipertensão. Em nosso organismo, ele age com um vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro das artérias, facilitando a passagem do sangue. O resultado desse processo é a redução da pressão arterial, bem como a prevenção de diferentes doenças cardiovasculares que estão relacionadas com a circulação sanguínea.

Carboidratos Complexos

Os carboidratos são vistos como vilões da boa alimentação, mas na verdade têm papel importante em nosso organismo. No caso do pinhão, esses carboidratos são de difícil absorção, auxiliando na recuperação da flora bacteriana do intestino e, consequentemente, melhorando o sistema imunológico. As fibras contidas na semente ainda contribuem para  a redução do colesterol e ajudam na eliminação dos sais biliares.

Como Consumir

O pinhão deve ser consumido  cozido ou na forma de farinha. Cozido, ele acompanha o arroz, ensopados e caldos. Já como farinha, serve de substituto para o trigo no preparo de pães, bolos e biscoitos. Por ser muito calórico e rico em carboidratos, o ideal é não exagerar no consumo. A porção diária recomendada pelos nutricionistas é de 100 g por dia.

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