Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Pimentão

Muito aproveitado em nossa culinária, o pimentão é mais conhecido por seu sabor marcante que pelas propriedades que contém. Pouca gente sabe, mas o pimentão, além de conter vitaminas e sais minerais, é riquíssimo em bioflavonoides, que protegem o organismo e combatem os radicais livres.

Curiosidade: os pimentões verde, amarelo e vermelho não são espécies diferentes, mas sim várias etapas do processo de amadurecimento. Por isso, eles têm sabores bem diferentes, sendo o vermelho o mais adocicado e o verde o mais amargo. Já o pimentão creme o roxo são modificados geneticamente.

Pimentão

Pimentões: coloridos e saudáveis

Nutrientes do Pimentão

Como dissemos, os diferentes tipos de  pimentão contam com grande variedade de nutrientes e substâncias benéficas. Ele é uma excelente fonte de vitamina C, conhecida por aumentar a imunidade, e vitamina A, que melhora a saúde dos olhos e a visão. O pimentão também possui sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Tudo isso com a vantagem de ser um alimento pouco calórico.

Prevenção do Câncer

Uma das possíveis explicações para a formação de tumores em nosso organismo é o processo de oxidação natural sofrido pelas células. Inevitavelmente, elas vão envelhecendo, mas existem vários fatores externos e internos que favorecem esse processo. Os radicais livres são um dos responsáveis e, por isso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso do pimentão, se torna fundamental para a prevenção do câncer.

Coração Mais Saudável

Outra função importante desses bioflavonoides é garantir a saúde do coração. Essas substâncias, além de conter a oxidação, funcionam como um anti-inflamatório natural. Por isso, elas protegem o sistema cardiovascular da inflamação crônica e do estresse oxidativo, que são causa para o surgimento de problema do coração. A substância que dá o sabor picante do pimentão e da pimenta, chamada de capsaicina, também é ótima para prevenir doenças cardíacas.

Como Consumir?

As vitaminas encontradas no pimentão são bastantes sensíveis, podendo se perder durante o processe de preparo do alimento. Depois que ele é cortado, o ideal é consumir o quanto antes, pois o contato com o ar deteriora os nutrientes. A exposição a altas temperaturas também reduz a quantidade de vitaminas encontradas no pimentão. Assim, o ideal é comê-lo cru ou cozido no vapor por um curto período de tempo. Veja também como preparar o suco de pimentão.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email