Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Pepino

Os vegetais, além de servir de alimento, ainda têm diversas propriedades que ajudam a cuidar da nossa saúde. Hoje falaremos dos benefícios pepino, nome científico Cucumis sativus! Ele é muito usado em saladas e tem um sabor super agradável, além de ter poucas calorias.

O vegetal é famoso nos tratamentos de beleza, mas suas propriedades não param por aí. Ele é quase totalmente formado por água, mas contém diversos nutrientes, tais como: vitamina A, C e K, potássio, ácido fólico, manganês, magnésio e sílica. Por causa dessas substâncias, o pepino ajuda na prevenção de algumas doenças, ajuda a emagrecer e ainda traz muitos benefícios para a pele, unhas e cabelos. Vamos saber um pouco mais sobre essas propriedades.

Propriedades Medicinais do Pepino

O pepino pode ser considerado como um alimento funcional. Ele fortalece os músculos, ossos, tendões e cartilagens, sendo fundamental para o nosso organismo. As vitaminas contidas na polpa do vegetal reforçam o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de inflamações.

Por ser rico em água e atuar como diurético, o pepino também é super indicado para quem quer perder peso. As fibras aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, ele contém pouquíssimas calorias – um pepino de tamanho médio tem cerca de 15 kcal.

Algumas substâncias contidas no pepino são essenciais para a formação do cabelo, da pele e da unha, como é o caso da sílica, do enxofre e do flúor. A grande quantidade de água garante que o organismo permaneça hidratado, enquanto o potássio dá mais elasticidade para as células da derme. Por isso, o pepino pode ser utilizado em tratamentos de beleza, mas também para cuidar de queimaduras e manchas na pele. Com certeza você já deve ter visto cosméticos à base de pepino para cuidar da pele.

Além de todas essas funções, o pepino ainda reduz a pressão arterial, combate a prisão de ventre, melhora o funcionamento dos rins e previne a artrite. Sabendo disso, vale a pena incluir essa hortaliça na alimentação, não é mesmo?

Como Usar o Pepino na Dieta

Pepino

Será que pepino faz bem à saúde?

O pepino é comumente utilizado em saladas, mas o suco de pepino também é excelente para o organismo. Basta bater a hortaliça com um pouco de água e uma maçã. É importante não usar açúcar nas suas receitas de suco, pois ele faz com que você perca algumas das propriedades dos vegetais, além de ser muito calórico. Aqui no Receita Natural nós já ensinamos algumas receitas com pepino, veja abaixo (clique no link para ver as receitas):

Dica: Ao fazer salada de pepinos, não use molhos e temperos prontos. Tempere apenas com um pouco de azeite e limão. Pode usar tomates junto do pepino, pois combina muito bem. Cebolinha, salsinha e orégano também dão um sabor especial à sua salada.

Receitas e Naturais em seu email