Benefícios do Limão

Tem coisa mais refrescante que uma limonada bem gelada? A bebida preparada com o limão faz sucesso pelo seu sabor ácido, mas também conta com diversos nutrientes importantes. Em se tratando de saúde, a fruta cítrica é quase inigualável. Ela tem poucas calorias, muitos antioxidantes e diferentes vitaminas e sais minerais, como  a vitamina C, que ajuda na absorção do ferro. Por isso, o consumo do limão é indicado para reforçar as defesas do organismo, prevenir doenças e até mesmo para o emagrecimento.

Limão

Limão

Colesterol Regulado

Um estudo publicado no Journal Pharm Biomed Analysis revelou que o limão pode ter um papel importante no metabolismo das gorduras. Ele diminui a síntese de colesterol e triglicérides, fazendo com que os níveis dessas substâncias no organismo fiquem equilibrados. Assim, a fruta ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares, como o infarto e a pressão alta.

O Limonemo

O limão também tem em sua composição uma substância poderosa: o limoneno. Ele está presente principalmente na casca da fruta e funciona como um antioxidante natural. Além disso, reduz a ansiedade e controla a depressão, reduz o risco de alguns tipos de câncer, dissolve os cálculos renais e promove uma limpeza em nossas artérias. Por isso, é fundamental usar a casca do limão no preparo de sucos e outros alimentos.

Dicas de Consumo

Não existem estudos que apontem contraindicações para o consumo do limão, mas o ideal é não ingerir mais que duas unidades da fruta diariamente. Os xaropes e chás preparados com a fruta são indicados para combater a gripe e outras doenças infecciosas. O suco do limão, sozinho ou com outras frutas, também é uma excelente forma de aproveitar seus benefícios. Outra dica saudável é usar um pouco do caldo limão para temperar saladas.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email
Email

Receita Natural em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossos artigos.



Fechar