Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Guaco

Quase todo mundo já ouviu falar das propriedades curativas do guaco (Mikania cordifolia). A erva, também conhecida como erva-da-serpente, cipó-catinga ou erva-de-cobra, está entre as mais utilizadas na medicina popular, sendo indicada para o tratamento de diversos problemas respiratórios. Nos últimos anos, pesquisadores brasileiros se empenharam em investigar os benefícios da planta medicinal.

O que nossas avós já sabiam foi confirmado pelos estudos científicos: o guaco é eficaz no combate de doenças respiratórias. Por isso, a planta consta na lista de recomendações da ANVISA para tratar as gripes e os resfriados.

Propriedades Medicinais do Guaco

As folhas do guaco contêm uma substância chamada cumarina, que tem efeito broncodilatador e expectorante. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) mostrou que o chá preparado com as folhas do guaco age de 4 formas diferentes em nosso organismo:

  • Broncodilatador – abre os canais respiratórios (brônquios) para a passagem de ar;
  • Béquico – combate a tosse seca;
  • Balsâmico – dissolve o catarro acumulado nos pulmões;
  • Expectorante – acelera a eliminação das secreções pelos canais respiratórios.

Por causa dessas propriedades, o guaco auxilia no tratamento da tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros problemas respiratórios.

Como Utilizar a Planta

A erva é comumente usada no preparo de chás e xaropes. Veja algumas receitas ensinadas anteriormente no Receita Natural:

O guaco também pode ser utilizado no preparo de bochechos e gargarejos para evitar o aparecimento de cáries e placas dentárias. Por isso é muito indicado para crianças, que nem sempre escovam bem os dentes. Há quem diga ainda que esfregar a folha diretamente sobre a pele ajuda a amenizar as dores do reumatismo.

Dicas e Cuidados

Guaco

Folhas de Guaco

Para aproveitar melhor as propriedades medicinais do guaco, o ideal é coletar as folhas frescas e utilizá-las em até 12 horas. Apesar de ser uma erva natural, não se deve utilizar o guaco por períodos maiores que 30 dias. A planta não é indicada para mulheres grávidas, pois a cumarina estimula a circulação sanguínea e pode ocasionar abortos. Algumas pessoas podem apresentar sensibilidade à cumarina. O uso do chá deve ser suspenso em caso de algum sintoma alérgico.

O uso do chá também não deve ser feito por crianças menores de um ano de idade, por não terem um organismo totalmente formado, elas podem apresentar reações alérgicas aos componentes do guaco.

Devido às contraindicações, é importante consultar um médico antes de utilizar medicamentos caseiros feitos com o guaco. E se mesmo depois de usar o chá, os sintomas persistirem, procure o médico novamente para a prescrição de um medicamento mais forte.

Receitas e Naturais em seu email