Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Grão de Bico

O grão de bico é um alimento pouco consumido aqui no Brasil, talvez por falta de conhecimento sobre os seus benefícios. Essa leguminosa, próxima ao feijão, conta com vários nutrientes fundamentais para a nossa saúde, além de conter substâncias que melhoram o humor e aliviam os sintomas da menopausa. Por isso, apesar um custar um pouco mais caro que o feijão, vale a pena incluir o grão de bico no cardápio.

Grão de Bico

Grão de Bico

Os Nutrientes do Grão de Bico

Quando o assunto é nutrientes, o grão de bico é um alimento completo. Sua casca contém alto teor de fibras do tipo solúvel, que melhoram a digestão e reduzem a fome. A leguminosa ainda contém proteínas, carboidratos,  ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Apesar de conter pouca quantidade de gorduras, elas são benéficas para o organismo (ômega 6 e ômega 9). Outra vantagem é que o ferro e as proteínas encontradas no grão de bico são mais facilmente absorvidas pelo organismo que em outras leguminosas. 

Chega de Depressão

Por causa desses nutrientes e outras substâncias benéficas, o grão de bico vem sendo estudado em centros de pesquisa do mundo todo, com ótimos resultados. Algo que chama a atenção é alta quantidade de triptofanos. Essa substância é responsável pela produção de um neurotransmissor conhecido como serotonina, que ativa no cérebro as sensações de confiança, satisfação e bem estar. Por isso, a ingestão da leguminosa é ótima para melhorar o humor e combater a depressão.

Como Comer?

Uma dica para quem pretende incluir o grão de bico nas refeições é sempre colocar a leguminosa de molho em água filtrada por pelo menos 8 horas, para facilitar o cozimento. Depois disso, basta cozinhar os grãos por alguns minutos em panela de pressão para que fiquem no ponto. Eles ficam deliciosos em saladas com folhas verdes, tomate e azeite. A pasta, feita com os grãos triturados juntamente com temperos também é saborosa e muito nutritiva.

 

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email