Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Gergelim

O Sesamum indicum, nome científico do sésamo, também popularmente conhecido como gergelim, é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro, extremamente eficaz contra prisão de ventre e no combate às hemorroidas. As sementes do gergelim são amplamente utilizadas no preparo de pães, bolos, biscoitos, saladas, sopas, feijão, iogurte e outros alimentos, facilitando assim o seu consumo.

Gergelim

Gergelim

Por Que Comer Gergelim?

A ingestão regular de gergelim traz vários benefícios à saúde. Essa semente ajuda no tratamento da prisão de ventre e do colesterol, devido à grande quantidade de fibras alimentares que possui (as fibras são as partes dos vegetais que o intestino é incapaz de digerir e absorver). O gergelim também auxilia no tratamento das hemorroidas e do excesso de açúcar no sangue (diabetes) e é benéfico para melhorar a elasticidade da pele, o fortalecimento de tendões e ossos e ainda retardar o aparecimento dos cabelos brancos.

Gergelim Emagrece?

O uso frequente do gergelim ajuda na perda de peso. Ele controla a velocidade com que as gorduras são armazenadas no corpo e, dessa forma, controla a obesidade. A ingestão do gergelim também suaviza a velocidade com que nosso organismo absorve os carboidratos (fontes de energia), que quando consumidos em excesso provocam ganho de peso. Além disso, seu alto teor de fibras aumenta a sensação de saciedade, isto é, a sensação de não sentir fome por mais tempo. Por isso mesmo, é comum o uso das sementes do gergelim nos pães e biscoitos.

Dicas Importantes:

  • Uma colher de sopa de gergelim tem aproximadamente 84 kcal. Mas lembre-se que ele não provoca aumento de peso;
  • A quantidade diária sugerida é de 10 a 30 g da semente;
  • Uma boa forma para se habituar a consumir essa semente é começar comendo-a em pães e biscoitos;
  • O ideal é consumir o gergelim na sua forma natural, ou seja, cru e com casca;
  • O gergelim possui minerais essenciais, como o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cobre e o cromo. Possui também vitaminas do complexo B, alto teor de fibras e gorduras boas, sendo uma fonte rica de nutrientes para o organismo.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email