Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Chuchu

O chuchu é conhecido por não ter gosto, mas será que ele é benéfico para a nossa saúde? Assim como outros vegetais, o chuchu contém diversas propriedades positivas, devido à presença de substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo. E para a nossa sorte, o chuchu é muito comum em todo o Brasil. Ele geralmente custa bem pouco nos supermercados e ainda tem muita gente com um pé da planta em casa. Então, não há desculpas para não consumir o vegetal.

Chuchu

Chuchu

Nutrientes do Chuchu

O chuchu contém grande quantidade de água e baixíssimo índice calórico: 19 kcal em 100 g. Além disso, ele é fonte de fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Isso quer dizer que comer chuchu é uma excelente opção para quem está precisando perder peso. No fruto (parte que geralmente comemos), é possível encontrar minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, bem como vitaminas A, C e do complexo B. Ou seja, o chucho é um alimento bem completo.

Benefícios Para a Saúde

As vitaminas do chuchu são antioxidantes naturais, ou seja, atuam no combate dos radicais livres. Na prática, isso significa que o consumo regular da hortaliça ajuda na prevenção de doenças e fortalecimento das defesas do organismo. A propriedade antioxidante também é excelente para a beleza da pele e dos cabelos. Os minerais, por sua vez, atuam no fortalecimentos dos ossos e dentes, além de auxiliarem no controle da pressão arterial. As folhas e ramos do chuchu também trazem benefícios, principalmente se forem usados no preparo de chás.

Como Consumir

A melhor maneira de consumir o chuchu é cozido no vapor ou apenas aferventado em água quente. Se for cozido demais, ele perde parte de suas propriedades. Também é importante descascar e cortas o fruto apenas quando for prepará-lo, para evitar a perda de vitaminas. Na culinária, o chuchu combina com quase tudo. Ele pode ser usado no preparo de refogados, cremes, sopas e outros pratos. Vale a pena aproveitar a época em que ele é vendido mais barato para consumir com frequência ou, quem sabe, plantar uma rama no seu quintal!

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email