Benefícios do Chá Verde

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre as propriedades medicinais do chá verde, principalmente as que dizem respeito ao emagrecimento. Há alguns anos, a erva vem sendo muitíssimo comercializada não só no Brasil, mas em vários países ocidentais por causa dos seus benefícios para o nosso corpo. Porém, quando o assunto é saúde, sempre devemos tomar cuidado com as informações que circulam por aí. Por isso, o artigo de hoje falará um pouco mais sobre os efeitos positivos, mas também sobre algumas contraindicações do consumo do chá.

Chá Verde

Riscos e benefícios do chá verde

Propriedades Comprovadas

Vários estudos científicos comprovam os benefícios da Camellia sinensis. Uma pesquisa realizada no Japão, conhecida como Ohsaki study, analisou durante 11 anos os efeitos do consumo do chá verde na saúde de  40.530 japoneses. Uma parte dos voluntários ingeriu pelo menos 5 xícaras do chá diariamente, enquanto os demais consumiu menos de 1 xícara por dia. Ao final do estudos, os pesquisadores observaram uma redução de 16% no risco de mortalidade do primeiro grupo. Essa porcentagem foi ainda menor para a mortalidade cardiovascular: 26%.

Outras pesquisas mostram também que o consumo do chá verde pode prevenir diferentes tipos de câncer, evitar o a aparecimento do Mal de Alzheimer, controlar a pressão arterial e acelerar o metabolismo. Esses efeitos estão relacionados à presença de flavonoides – substância que tem função antioxidante e a anti-inflamatória. Outros componentes do chá também são essenciais para a nossa saúde, como o manganês, o potássio, a vitamina C, a vitamina K e as vitaminas do complexo B.

Contraindicações e Efeitos Colaterais

Mas apesar de todos esses benefícios, não podemos pensar que o chá verde natural e por isso deve ser consumido livremente. Altas doses da erva, seja na forma de chá ou de cápsulas, sobrecarrega o fígado e interferir no bom funcionamento de outros órgãos. Por conter cafeína, o chá verde também pode atrapalhar o sono, aumentar a irritabilidade e agravar a gastrite. É importante alertar ainda que a erva dificulta a absorção de alguns nutrientes e, por isso, não deve ser consumida junto com outros alimentos. Para evitar problemas, o ideal é consultar um médico de confiança antes de incluir o chá verde no cardápio.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email