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Benefícios do Amaranto

Há cerca de 9 anos, pesquisadores da Universidade de Campinas investigam os benefícios de um grão pouco consumido aqui no Brasil. Trata-se do amaranto, um cereal de origem andina, bastante conhecido entre os povos nativos da América Central. De acordo com os estudos realizados, ele tem alto teor nutritivo e ainda é um alimento funcional, ou seja, capaz de prevenir doenças.

Grãos de Amaranto

Grãos de Amaranto

Propriedades Nutricionais

O segredo do amaranto está em sua composição nutricional. Em relação a outros cereais, como o trigo, por exemplo, ele é considerado bem mais nutritivo. De todos os grãos, ele é o que contém maior quantidade de ferro – mais de 2 g em 100 g de amaranto. Ele também é fonte de lisina, um aminoácido de grande importância para o nosso organismo, e proteínas. Essa combinação faz com que uma porção de amaranto se assemelhe ao nosso famoso feijão com arroz. De acordo com o Departamento de Agriculta dos Estados Unidos  (USDA), 100 g do grão contêm: 4 g de proteínas, 0,86 g de zinco, 47g de cálcio, 21 g de fibras e os já mencionados 2 g de ferro. Essa quantidade de amaranto cozida conta em média com 102 kcal.

Pesquisa da Unicamp

Levando em consideração todos esses nutrientes, os pesquisadores da Unicamp resolveram observar o que acontece com quem consome os grãos. Durante o período de um mês, um grupo de voluntários com problemas de pressão, colesterol e glicemia consumiu 30 g de amaranto por dia. Eles não mudaram mais nada na alimentação. Após esse período, novos exames foram realizados e todos os voluntários apresentaram redução nos níveis de gordura, glicose no sangue, além da diminuição da pressão arterial. Também foi observado que eles tiveram melhorias no funcionamento do intestino. Por causa desses resultados, a pesquisa concluiu que o amaranto é um alimento funcional.

Veja a reportagem que foi exibida no Jornal Hoje:

Como Consumir

O amaranto é vendido de três formas: grãos, flocos e farinha. O grão pode ser cozido em água, assim como o arroz. Os flocos servem de ingredientes para sopas e outros pratos. Já a farinha é usada do preparo de biscoitos, pães bolos, além de ir bem com sucos e vitaminas. Aqui no Receita Natural, você também pode ver como fazer o chá de amaranto.

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