Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Alface

Aqui no Brasil, a alface é uma das folhas mais consumidas diariamente. No restaurante, basta dar uma espiadinha no prato das pessoas para perceber que a hortaliça está presente em quase todos eles. Até mesmo quem não gosta muito de vegetais, acaba colocando pelo menos uma folha para colorir a refeição. Esse hábito, como muitos suspeitam, traz diversos benefícios para a saúde, principalmente para quem anda mais nervoso que o normal.

Alface

Alface

Calmante Natural

Em relação a outras folhas, de coloração verde escura, a alface pode parecer pouco atrativa, por não conter alto teor de antioxidantes. Por outro lado, a hortaliça é rica em lactucina, uma substância que atua em nosso organismo como um calmante totalmente natural. Além disso, a alface também tem em sua composição o ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores responsáveis controle da ansiedade. Em resumo, o consumo da folha e dos talos da planta é ótimo para combater o nervosismo e a insônia.

Fibras Solúveis

Outro benefício da alface está na presença das fibras alimentares – que são encontradas em praticamente todos os vegetais. Quando alguém está de dieta, logo corre no supermercado para comprar bastante alface, não é mesmo? Isto é muito bom, pois as fibras da hortaliça aumentam a sensação de saciedade e dificultam a absorção de gorduras. Por controlar a ansiedade, a alface também ajuda a reduzir a compulsão alimentar, que leva ao ganho de peso. Ela ainda melhora o trânsito intestinal, reduzindo o inchaço causado pela prisão de ventre.

Como Comer

Você já deve imagina que a melhor pedida é comer o alface cru, puro ou com outros vegetais. Nas saladas, a dica é temperar com azeite e limão, que dão sabor à folha de forma saudável.  Outra sugestão, sobretudo para quem quer emagrecer, é ter sempre uma vasilha com folhas de alface lavadas na geladeira. Na hora de preparar um sanduíche ou lanche, acrescente várias folhas da hortaliça. Você sentirá menos fome.

Receitas e Naturais em seu email