Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios do Açaí

Na região Norte do país, sobretudo no estado do Pará, o açaí faz parte da alimentação de quase todas as pessoas. Por lá, a forma mais comum de consumo da fruta é a polpa com farinha. Mas o açaí ganhou o Brasil e o mundo. Hoje, as lojas e quiosques que comercializam alimentos feitos com a frutinha estão presentes em quase todos os lugares. Nesses locais, a preferência é pelo creme gelado adoçado com xarope de guaraná. E muito do crescimento no consumo é explicado pelos benefícios do açaí para a saúde, além, é claro, do seu sabor.

Açaí

Açaí

Nutrientes da Fruta

O açaí é altamente energético e bastante nutritivo. Ele contém proteínas, que participam da formação do sangue e dos tecidos; ferro, que ajuda no controle da anemia e produz enzimas essenciais para as funções do cérebro; o cálcio, que auxilia na formação óssea; vitamina b1, essencial para o sistema nervoso e bom funcionamento do coração; vitamina C, capaz de proteger organismo de doenças; e vitamina E, que tem ação antioxidante e cardioprotetora. Além desses nutrientes, o açaí ainda é rico em flavonoides e antocianinas, que têm papel importante no combate aos radicais livres e proteção contra diversas doenças.

Estudo Sobre o Açaí

A cardiologista Claudine Alves Feio, da Universidade Federal do Pará, desenvolveu os primeiros estudos sobre os benefícios do açaí. Inicialmente, o consumo da fruta foi testado em coelhos. Um grupo de cobaias ingeriu o açaí e outro não. Na comparação dos resultados de exames clínicos dos dois grupos, os pesquisadores notaram que o grupo que consumiu a fruta apresentou redução no colesterol e nos triglicerídeos.

Numa segunda etapa, os estudos foram feitos com voluntários humanos, que tinham problemas de colesterol ou triglicerídeos. Mais uma vez, os exames revelaram melhoras consideráveis nos níveis sanguíneos dessas gorduras. De acordo com a pesquisadora, a principal para esse efeito são os fitoesteróis, que são “confundidos” com as gorduras pelo nosso organismo e acabam sendo absorvidas enquanto as partículas gordurosas são eliminadas pelas fezes.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email