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Benefícios da Uva

Acredita-se que a história da uva tenha origem no Oriente Médio, há cerca de 8.000 anos. Nossos antepassados observaram que a casca da uva, após fermentar, produzia uma bebida semelhante ao vinho que conhecemos hoje. A primeira adega, encontrada na Armênia, data de 4.000 a.C. Desde então, a uva e o vinho fazem parte da história da humanidade, com várias menções em documentos históricos e até mesmo na Bíblia.

Uva

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Da História Para as Ciências

Você já ouviu falar do paradoxo francês? Há algum tempo, pesquisadores observaram que os franceses, apesar de consumirem uma dieta rica em gorduras, sofrem menos com as doenças cardiovasculares. A resposta para esse estranho paradoxo, segundo pesquisadores, pode estar no consumo regular do vinho. Mas não precisamos ingerir a bebida alcoólica para aproveitar esses benefícios, pois as uvas contam com substâncias importantíssimas para a nossa saúde.

Os Nutrientes da Uva

Em uma pequena uva, é possível encontrar diferentes vitaminas e sais minerais. Além de ser rica em carboidratos, ela também é fonte de vitamina C e do complexo, ferro, cálcio e potássio. Mas o grande segredo da uva não está exatamente nos nutrientes e sim na presença de antioxidantes. Quando a fruta tem coloração mais escura, isso quer dizer que há uma alta concentração dessas substâncias.

A uva rosada contém ainda resveratrol, que tem a importante função de proteger o coração. Ela evita a formação de coágulos e ajuda a regular os níveis do colesterol. Pesquisas mostram ainda que o consumo de alimentos que contenham resveratrol diminui o risco de doenças cardíacas.

Como Consumir

Os nutricionistas indicam o consumo de 10 unidades de uva ou 200 ml do suco integral para que todos esses benefícios possam ser aproveitados. Não existem contraindicações, mas é bom evitar exageros, pois a fruta tem um considerável teor calórico. Em relação ao vinho, os estudos são contraditórios. Alguns indicam o consumo de 1 taça por dia, mas o álcool pode ser um problema. Bom mesmo é comer a fruta!

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