Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Tapioca

A tapioca já é conhecida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil há muito tempo. Porém, sua fama tem se expandido para todo o país, por causa de seu sabor e também dos benefícios que traz para a saúde. Extraída da mandioca, a tapioca conta com muitos nutrientes benéficos, como os sais minerais. Por isso, seu consumo é indicado para substituir outras formas de carboidratos – pães, massas e arroz.

Tapioca Emagrece?

Como sempre, essa é uma questão relativa. Tudo vai depender da quantidade que você come e também dos ingredientes usados no recheio da tapioca. Em certa perspectiva, a tapioca ajuda sim a emagrecer, porque não é muito calórica (70 kcal para 1 colher de sopa) e contém mais nutrientes que o pão branco, por exemplo. No entanto, isso não quer dizer que você pode comer quantas quiser. Os nutricionistas afirmam que o ideal é comer uma tapioca como fonte de carboidrato em apenas uma refeição diária.

Tapioca

Tapioca

Sem Glúten

Outra boa notícia em relação à tapioca é a ausência do glúten. Para quem sofre com a doença celíaca, isso é ótimo, pois o ingrediente substitui alguns dos alimentos proibidos como o trigo. Além disso, vários estudo procuram entender  melhor a ação do glúten em nosso organismo. Acredita-se que a gliadina, proteína contida no glúten, é responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal e por alguns processos de inflamação. Por essa razão, existem especialistas que defendem a redução na ingestão de glúten por todas as pessoas.

Cheia de Sais Minerais

Os sais minerais desempenham várias funções em nosso corpo e nesse quesito a tapioca é bem completa. Ela contém cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco, fósforo, cobre, manganês e selênio. O cobre o e o ferro participam da produção de glóbulos vermelhos no sangue, além de prevenirem doenças como a anemia. O potássio, por sua vez, é um vasodilatador natural, melhorando a circulação e reduzindo a pressão arterial. Esses são bons motivos para incluir a tapioca em sua alimentação.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email