Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Benefícios da Soja

A soja é um dos alimentos mais controversos da atualidade. Durante muito tempo, os grãos foram vistos com excelentes para a saúde. No entanto, existem hoje vários especialistas que relativizam esses benefícios. Além disso, o cultivo da soja é bastante criticado, pois interfere diretamente na diminuição de nossas matas e florestas. Tudo isso faz com que a discussão sobre a soja seja polêmica, mas vale a pena conhecermos um pouco mais sobre esse alimento.

Soja

Grãos de soja in natura

Nutrientes da Soja

O nutriente mais conhecido da soja é a proteína. Por essa razão, o grão é bastante usado como substituto da carne nas dietas vegetarianas. Ele também contém ácido fólico, fibras, vitamina E e cálcio. Outro componente importante são as isoflavonas, responsáveis por grande parte dos benefícios atribuídos à soja. Por ser um fitoestrógeno, a isoflavona é indicada para controlar os sintomas da menopausa, além de ter função anti-cancerígena, prevenir a hipertensão e regular o colesterol ruim.

Outros Benefícios

Além dos efeitos positivos já mencionados, a soja também

  • combate o envelhecimento celular precoce;
  • previne a osteoporose;
  • estimula as células do cérebro;
  • melhora o funcionamento o intestino;
  • reduz as chances de aparecimento da esclerose das artérias.

Soja Faz Mal?

Não existe nenhum estudo conclusivo sobre os prejuízos da soja para a nossa saúde. O que os especialistas indicam, de um modo geral, é a moderação na hora de consumir o grão. Em outras palavras, não devemos acreditar que a soja é um produto milagroso e, por isso, deve ser ingerida sem restrições.

O tofu e o  missushyro, preparados a partir da soja, são ótimos alimentos, pois passam por um processo de fermentação que facilita a absorção dos nutrientes durante o processo de digestão. O grão deve ser sempre cozido, para neutralizar as toxinas. A lecitina de soja também é bastante indicada e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. O que vale, na hora de comer, é apostar na moderação e no bom senso.