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Benefícios da Semente de Chia

A chia é utilizada na região do México e da Colômbia há milhares de anos, mas só recentemente ganhou adeptos no Brasil. Os estudos mostram que a semente é rica em substâncias benéficas para o nosso organismo, como: ômega 3, fibras, cálcio, potássio, magnésio e proteínas. Ela também contém substâncias antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças e retardam o envelhecimento celular. Os nutricionistas afirmam ainda que a chia auxilia na perda de peso. Quer experimentar, então conheça mais sobre essa sementinha poderosa.

Semente de Chia

Saiba para que serve a semente de chia

Chia para Emagrecer

De acordo com os especialistas, a chia é capaz de ajudar no processo de emagrecimento por 3 razões:

  • Aumenta a sensação de saciedade: as fibras da chia se juntam com a água formando uma substância gelatinosa. Isso faz com que a digestão fique mais lenta, reduzindo a sensação de fome por algumas horas.
  • Ação anti-inflamatória: o acúmulo de gorduras no organismo geralmente ocorre devido a uma inflamação. O ômega 3 da chia age nessa inflamação e ajuda o organismo a controlar o apetite.
  • Função desintoxicante: as fibras também colaboram para o bom funcionamento do intestino, fazendo com que o organismo elimine toxinas.

Outras Propriedades Medicinais

Além de contribuir para a perda de peso, a semente de chia ainda traz outros benefícios para a nossa saúde:

  • Ajuda no controle do colesterol alto;
  • Melhora os níveis de glicemia no sangue;
  • Auxilia na formação dos ossos;
  • Previne diversas doenças;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Reforça as defesas do organismo.

Como Consumir a Semente de Chia

Para aproveitar esses benefícios, é necessário consumir até 3 colheres de sopa da chia – in natura, farinha ou óleo – ao longo do dia. Você pode adicionar a chia no preparo de outro alimentos ou ingeri-la pura mesmo. O ideal é comer 1 colher das de sopa da semente 30 minutos antes das refeições principais. Mas cuidado: a chia é uma alimento calórico. Por isso, não exagere nas quantidades.

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