Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Salsinha

O nome científico Petroselinum crispum te diz alguma coisa? Provavelmente não, mas a planta é bastante conhecida. Estamos falando da salsinha ou salsa, que é bastante usada no Brasil e em vários países do mundo para aromatizar e dar sabor a diversos tipos de alimentos.

As folhas são bastante perfumadas, além de terem um gosto bem marcante. Por isso, a salsinha é um dos ingredientes do cheiro verde, que usamos bastante como tempero de pratos caldos, sopas e refogados em geral.

Para além do sabor, a salsa também tem bastante relevância quando pensamos em nossa saúde. Seus diversos nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do organismo, controlar a hipertensão e neutralizar os efeitos dos radicais livres dentro de nossas células, além de outros benefícios. Essas propriedades fazem com que o consumo da salsinha seja bastante recomendado por médicos e nutricionistas.

Para que você possa saber um pouco mais sobre a planta, falaremos mais especificamente sobre os diversos benefícios.

Propriedades e Benefícios

Salsinha

Salsinha: perfumada, saborosa e repleta de benefícios

A salsinha tem grande capacidade diurética, ou seja, estimula o funcionamento dos rins a eliminar líquidos do organismo. Esse efeito ajuda a purificar os rins, além de ajudar a combater o inchaço e a retenção hídrica. Por isso, o uso do chá de salsinha costuma ser indicado para auxiliar no emagrecimento como um potencializador da dieta.

Por conter sais minerais importantes como ferro, cálcio, fósforo e enxofre, a salsa desempenha diversos papeis importante em nosso organismo. O consumo do ferro é eficaz para reduzir a fraqueza e o cansaço físico, além de combater a anemia. Nesses casos, é melhor comer a hortaliça crua, como em saladas ou no preparo de sucos.

O cálcio contido nas folhas e talo da salsa é bom para fortalecer os ossos e combater doenças como a osteoporose. Os principais beneficiários dessa propriedade benéfica são as crianças, que estão com os ossos em formação, e os idosos, que começa a sofrer com a perda de cálcio. Os atletas também devem ingerir bastante cálcio como forma de aumentar o preparo físico.

Como consumir?

O consumo da salsa, como mencionamos no decorrer do texto, é altamente benéfico para o organismo. A forma mais comum de ingestão é como tempero, porém podemos usar a salsa de diversas outras formas. Juntamente com frutas, é possível fazer sucos com as folhas e também aproveitar os talos que não usamos no preparo de alimentos.

O chá de salsinha também pode ser feito usando talos e folhas, na medida de 1 colher (sobremesa) para 1 xícara (chá) de água.

A infusão feita com as folhas da salsinha melhoram a digestão. O ideal é tomar uma xícara do chá antes das principais refeições ou depois de cometer algum exagero alimentar. Já a aplicação direta das folhas como compressas e emplastos ajuda a desinflar regiões lesionadas após batidas ou quedas, além da função analgésica.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email