Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Quinoa

Vinda dos Andes, a quinoa (ou quinua) vem ganhando adeptos em vários lugares do mundo. Entre os andinos, o grão é tão comum quanto o arroz é aqui no Brasil, com o diferencial de conter diversos nutrientes que o arroz não tem. Por causa dessas substâncias benéficas, a quinoa é hoje considerada como alimento funcional, ou seja, capaz de prevenir doenças e melhorar o funcionamento do organismo como um todo.

Quinua

Quinua

Quinoa Emagrece?

De um modo geral, há sempre relação entre os alimentos funcionais e a possibilidade de emagrecimento. Isso não quer dizer que basta incluir a quinua na alimentação para perder, mas o grão pode sim auxiliar na dieta. A grande quantidade de fibras faz com que o organismo se sinta saciado por mais tempo, reduzindo a fome. Já os triptofanos são responsáveis por controlar a ansiedade, que faz com que muitas pessoas acabem comendo muitos doces e carboidratos.

Coração Protegido

As doenças cardiovasculares estão entre as mais preocupantes, segundo a Organização Mundial de Saúde. Porém, a alimentação pode ser a chave para evitá-las. No caso da quinoa, a principal vantagem está na presença das gorduras boas: ômega 3 e ômega 6. Um estudo feito aqui no Brasil mostrou que após 1 mês de consumo da quinoa, já é possível observar a redução do colesterol e do triglicérides.

Mais Ferro

Quando o assunto é ferro, um dos alimentos mais conhecidos é o feijão. Surpreendentemente, a quinua possui maior quantidade de ferro que o feijão comum, sendo bastante indicada para pessoas que seguem uma dieta sem carne. Outra vantagem em relação ao feijão é que a quinua tem menos calorias. Como o ferro de origem vegetal é mais dificilmente absorvido pelo organismo, uma boa dica é sempre comer uma fruta cítrica junto com o grão.

Como Consumir

Não existe uma quantidade  recomendada de quinua por dia. O ideal é incluir o grão nas refeições de maneira natural, em substituição a outros grãos, como o arroz, por exemplo. Cerca de 2 colheres (sopa) são o suficiente para garantir os benefícios da quinoa em uma dieta de 2.000 calorias. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Receitas e Naturais em seu email