Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Madressilva: Veja como preparar

Os chás caíram no gosto da galera e estão sendo cada vez mais consumidos, seja pelo sabor, pela sensação de calmaria ou pelos benefícios medicinais. E a procura por novos sabores faz com que blogs como o receita Natural sejam cada vez mais visitados, em busca de novas ervas.

Nós também estamos sempre em busca de novidades para os nossos leitores, por isso trouxemos hoje uma erva diferente, a madressilva, que além de fazer um chá delicioso, trás benefícios para a saúde.

É uma plantinha bem comum em jardins, por ser usada como ornamentação, e talvez você já tenha visto ela por aí. Sua flores são muito bonitas e perfumadas. Ela tem outros nomes populares, jin hua yin ou lonicera, embora seu nome científico seja Lonicera periclymenum.

Esta erva vem sendo utilizada pelos chineses desde a antiguidade e é considerada uma das 50 ervas fundamentais do ervanário chinês.

Propriedades da Madressilva

Desde a antiguidade essa erva é conhecida por ter propriedades para baixar a febre, tratar resfriados e gripes, inflamações da pele, transtornos gastrointestinais, assim como a dor do reumatismo. Pode ser usada também para tratar dores nas pernas causadas por varizes.

A madressilva tem propriedades que podem ser eficientes no tratamento da tuberculose e também elimina a retenção de líquidos.

Como Preparar a Infusão

Para aproveitar todos os benefícios medicinais da planta, você deve preparar uma infusão com a erva. É muito fácil e rápido. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de flores de madressilva
  • 2 xícaras de água

Modo de Preparo

Prefira as flores mais novas para fazer o chá, aquelas que se abriram recentemente. Depois de escolher bem, lave-as e coloque-as em um bule ou chaleira. Em um outro recipiente, aqueça a água até que levante fervura. Então, desligue o fogo e coloque a á no bule com as flores. Tampe e deixe repousar por 15 minutos. Depois é só coar e tomar o chá ainda morno.

A flor de madressilva é bonita e tem cheiro e sabor super agradáveis

Não é necessário adoçar, pois as flores já têm um sabor adocicado. E é exatamente esse sabor agradável que tem efeito relaxante. Então, se você gosta de chá com sabor e aroma relaxante, não deixe de experimentar.

Se preferir, pode tomar a infusão fria. Também fica uma delícia! Basta esperar até que fique em temperatura ambiente e depois leve à geladeira de um dia para o outro. Na manhã seguinte, tome a bebida geladinha com um raminho de menta.

Como eu disse anteriormente, as flores de madressilva têm um sabor bem doce. Então, quem não gosta de chás muito doces pode adicionar algumas gotas de limão para deixar a infusão um pouco mais ácida. Ela também fica mais refrescante.

Para aproveitar as propriedades terapêuticas do chá de madressilva, tome uma ou duas xícaras diariamente. Não é recomendado o consumo em excesso do chá. E lembre-se que aqui não fazemos diagnósticos. Então, se você sente algum dos sintomas citados acima, procure um médico antes de usar qualquer tipo de remédio caseiro.

Receitas e Naturais em seu email