Benefícios da Lichia

A Litchi chinensis é uma árvore originária da China, que produz o fruto conhecido como lichia. Aqui o Brasil, a planta foi introduzida com a chegada do príncipe D. João VI ao Rio de Janeiro, quando algumas mudas foram cultivadas no Jardim Botânico. Porém, a produção da lichia em escala comercial só ocorreu no final de década de 1970, no sul de São Paulo. Hoje, a frutinha adocicada, semelhante ao morango, já conquistou vários adeptos em todo o país.

Lichias

E você, já se rendeu às lichias?

Poucas Calorias, Muitos Nutrientes

Quem já provou a polpa da chia sabe o quanto ela é deliciosa. O que nem todo mundo sabe é que ela possui vários nutrientes importantes para a nossa saúde, bem como substâncias capazes de prevenir doenças e fortalecer o organismo. Ela é fonte de vitamina C, conhecida por combater a gripe e o resfriado, e vitaminas do complexo B, que melhoram a circulação. A lichia ainda contém ferro, cálcio, fósforo e potássio. Tudo isso, pasme, em apenas 6kcal por fruta.

Poder Emagrecedor

Mas a característica da lichia que mais vem chamando a atenção dos pesquisadores diz respeito ao emagrecimento. Um estudo realizado pela Universidade de Hokkaido, no Japão, investigou os efeitos do extrato da fruta sobre a gordura abdominal. Metade dos voluntários  ingeriram o extrato da lichia e a outra metade foi tratada com placebo. Ao final da pesquisa, os estudiosos observaram que o primeiro grupo perdeu até 15% mais gordura na região do abdômen que o segundo.

Dicas de Consumo

Os especialistas afirma que a lichia pode sim ajudar na perda de peso, desde que seu consumo venha acompanhado de uma dieta balanceada e atividade física. Não existe uma recomendação específica de ingestão diárias, mas algumas frutas já dão um empurrãozinho no emagrecimento. Como a substância responsável por esse benefício está na casca, vale a pena preparar sucos com ela.


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email