Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Kava Kava Para a Ansiedade

A Piper methysticum, também conhecida como kava kava, cava-cava, kawa-kawa ou kava, é uma planta originária das ilhas do Oceano Pacífico. Ela se tornou mais notória depois que alguns estudos comprovaram sua eficácia no tratamento da ansiedade.

Hoje vamos entender um pouco mais sobre os benefícios fitoterápicos cientificamente testados da kava kava.

Entre os povos das ilhas do Pacífico, o suco da kava kava é comumente utilizado como sedativo e anestésico.Vários estudos corroboram esse uso, mas a pesquisa que mostraremos a seguir vai além, pois revela a eficácia planta no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada.

Kava Kava no Combate à Ansiedade

A pesquisa feita pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Melbourne, na Austrália, investigou a fundo os esfeitos da kava kava. Os resultados obtidos foram publicados em 2013 no Journal of Clinical Psychopharmacology.

O estudo foi feito com 7 pacientes que sofrem com o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) durante um período de 8 semanas. Durante a pesquisa, esse participantes receberam doses de kava kava ou de um placebo (substância sem eficácia usada para controle do estudo). Após o uso da medicação, o índice de ansiedade dos voluntários era avaliado periodicamente.

Na fase de controle, que correspondeu às 3 primieras semanas na pesquisa, o primeiro grupo recebeu 2 cápsulas com o extrato aquoso da kava kava. No total,a dose ingerida por dia era de 120 g do extrato.

Na próxima etapa, equivalente ao período entra a 4ª e a 6ª semana, os participantes que não obtiveram redução na taxa de ansiedade tiveram a dosagem de extrato de kava kava dobrada (240 g).

Enquanto isso, o grupo que recebeu apenas placebo foi tratado da mesma forma, porém com cápsulas sem qualquer propriedade ativa. A ideia aqui, portanto, era comparar os resultados entre os que realmente receberam doses da planta.

Ao final da observação, os pesquisadores notaram uma redução nos índices de ansiedade dos participantes. Dentre o grupo que recebeu as doses do extrato da planta, 26% tiveram os sintomas da TAG totalmente tratados. Enquanto isso, o grupo que apenas tomou o medicamento placebo teve 6% de casos de remissão da doença.

Outra observação interessante feita pelos pesquisadores é que o resultado da kava kava foi mais positivo em pacientes com transtorno médio ou graves que naqueles com sintomas suaves da TAG.

Kava kava: será que essa planta pode tratar a ansiedade?

Kava kava: será que essa planta pode tratar a ansiedade?

Possíveis Efeitos Colaterais da Kava Kava

Os medicamentos comumente usados para o tratamento da TAG apresentam efeitos colaterais mais sérios e risco de dependência. Por isso, a pesquisa feita na Universidade de Melbourne também focou esse ponto em relação ao uso da kava kava.

Com relação aos danos que alguns medicamentos causam sobre o fígado, os pesquisadores observaram que a kava kava não apresenta qualquer efeito colateral semelhante. Segundo as observações, o grupo que recebeu o extrato da planta e o que foi tratado com placebo apresentou os mesmos resultados relativos à função hepática.

A questão da dependência também foi investigada. Os benozadizepínicos, que são frequentemente usados para tratar o transtorno de ansiedade generalizada quase sempre apresentam risco de vício. A kava kava, por outro lado, não ofereceu o mesmo risco aos usuários, o que pode ser bastante positivo nos tratamentos a longo prazo.

Outras Observações

Além da eficácia no tratamento da TAG e dos bons resultados no que diz respeito aos efeitos colaterais, os pesquisadores observaram outras questões interessantes.

As mulheres pertencentes ao grupo que foi tratado com o extrato de kava kava relataram uma melhora no desejo sexual. No entanto, isso não significa que a planta seja um estimulante para a libido. O mais provável é que a diminuição da ansiedade tenha relação com a sexualidade feminina.

Os pesquisadores também observaram que os resultados diversos entre o grupo tratado com a kava kava parece estar associado a questões genéticas. Ao que tudo indica, algumas pessoas têm maior sensibilidade aos ativos da planta. Dessa forma, no futuro, testes genéticos poderão indicar que responde melhor ao tratamento da ansiedade com os da kava kava.

A Pesquisa É Confiável?

Como toda pesquisa científica, é importante ter algumas ressalvas quanto ao resultados obtidos pelos pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Melbourne. Normalmente, para que os resultados sejam totalmente aceitos pela comunidade científica é preciso que vários estudos feitos de diferentes formas apontem para os mesmos benefícios.

O tempo de investigação e o número de pacientes analisados durante o estudo é reduzido, o que pode levar a resultados tendenciosos. Até mesmo a questão dos efeitos colaterais fica prejudicada, pois os efeitos negativos da planta podem ser observados somente a longo prazo.

Além disso, alguns grupos científicos têm restrições ao uso da kava kava. Ela é proibida em alguns países da Europa. A Clínica de Mayo, que atua em tratamentos alternativos no EUA também é contra a utilização da planta por causa do risco de doenças hepáticas.

Por isso, é importante enfatizar que não existem certezas quanto ao tratamento da TAG com uso da kava kava. Apesar dos benefícios para a ansiedade e o estresse, ainda são necessários mais estudos para comprovar a segurança no consumo da planta.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email