Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais são os Benefícios da Graviola?

Pertencente à família das amoras, a graviola é uma fruta de consistência cremosa, com sabor levemente cítrico, muito usada no preparo de sucos e doces, mas também pode ser consumida crua, ao natural. Sua polpa branca tem um aroma agradável, que é muito usada para aromatizar sorvetes.

Mas além de suas várias utilizações na culinária, a graviola também é fonte de vitaminas e outros nutrientes, que trazem muitos benefícios para a saúde. E é sobre esses benefícios que falaremos hoje.

Valores Nutricionais da Graviola

Esta fruta é fonte de fibras alimentares e carboidratos, além de conter vitaminas B e C. Magnésio, cálcio, potássio, fósforo e sódio são alguns dos minerais encontrados na graviola. E apesar de tanta riqueza nutricional, fornece poucas calorias, cerca de 70 calorias por 100 gramas de seu consumo.

Exatamente por isso, essa fruta pode ajudar na perda de peso, pois tem grande quantidade de nutrientes, que dão saciedade, em poucas calorias. Além disso, a presença de fibras ajuda o intestino a funcionar melhor.

Benefícios para a Saúde

O consumo frequente da graviola evita o aparecimento de alguns tipos de câncer, devido a presença de acetogeninas, que são compostos anti-cancerígenos e ajudam na inibição de nicotinamida adenina oxidase de células cancerígenas. A graviola também diminui os níveis dos receptores de crescimento epidérmico, que são responsáveis pelo aparecimento de células cancerígenas.

Conheça os benefícios da graviola para a saúde

Para a pele, a graviola possui propriedades anti inflamatórias, que previne o aparecimento de acnes e furúnculos. A presença de vitamina C também elimina as toxinas do corpo, deixando a pele mais limpa, macia e suave. Os antioxidantes polifenóis, saponinas e flavonoides também estão presentes na graviola, evitando o envelhecimento precoce das células, o que previne rugas e linhas de expressão.

Quem tem a pressão alta, também chamada de hipertensão, pode apostar na graviola para tratar esse problema. A alta dosagem de potássio ajuda a controlar a quantidade de sódio no sangue, evitando a elevação da pressão arterial. Mas para fazer efeito, a fruta precisa ser consumida todos os dias, e caso a pressão continue elevada, é necessário procurar um médico para a indicação de um tratamento com medicamentos adequados.

A graviola também ajuda a prevenir a diabetes. Ela contem acetogeninas, um fitoquímico que ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue. A fruta ainda possui fibras dietéticas, que ajudam a abrandar o processo de digestão no corpo e ajuda a controlar o nível de glicose.

Pode ser usada também no tratamento da tosse, frio e febre, devido suas propriedades anti-piréticos e anti-parasitárias. Nesse caso, o melhor é fazer um chá usando as folhas da árvore de graviola.

O chá de graviola também é indicado para o tratamento de artrite e inchaço, além de tratar dores nas costas e articulações, devido suas propriedades anti inflamatórias.

O cálcio e o fósforo presentes na fruta e nas folhas também ajuda a fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose.

E para completar, o triptofano presente na graviola ajuda a reduzir os quadros de depressão e ansiedade, ajudando também na qualidade do sono.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email