Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Benefícios da Goiaba

A goiaba é uma fruta tropical e, por isso, pode ser facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil. A casca é bastante usada no preparo de doces, enquanto a polpa pode ser consumida ao natural ou na forma de suco. Além de ser muito saborosa, a goiaba também é nutritiva e contém substâncias com propriedades funcionais. Por tudo isso, vale a pena aproveitar a época para comer goiaba de todas as formas.

Os Benefícios do Licopeno

O licopeno é um antioxidante encontrado em alguns alimentos de cor avermelhada, como os tomates, a melancia, pitanga e, claro, na goiaba. Além de combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular precoce e alguns tipos de câncer, o licopeno também dificulta a formação de placas gordurosas no interior das artérias. Por isso, ele é eficaz no controle de doenças cardiovasculares, como o infarto e os derrames.

Goiaba

Goiaba

Fonte de Vitamina C

A goiaba também é uma importante fonte de vitamina C. Em apenas 1 goiaba temos 3 vezes a quantidade necessária dessa substância para o organismo humano. No nosso corpo, a vitamina C tem várias funções essenciais: participa da produção do colágeno e dos glóbulos vermelhos, fortalece o sistema imunológico e ainda é necessária para o metabolismo de alguns aminoácidos. Ela também ajuda na absorção do ferro.

Funcionamento do Intestino

Por conter boa quantidade de fibras solúveis, a goiaba é indicada para aliviar a diarreia. Além disso, essas fibras também auxiliam no controle do colesterol e das taxas de glicose no sangue. Já para quem sofre com a prisão de ventre, a fruta deve ser evitada, pois pode agravar o problema. Vale lembrar ainda que é preciso ingerir sempre muita água para que as fibras cumpram sua função benéfica para o organismo.

Como Consumir

Quem está pensando em comer uma goiaba agora mesmo, deve saber que apenas metade da  fruta é o suficiente para que possamos aproveitar todos os seus benefícios. Claro que não tem problema comer a fruta inteira, desde que você não exagere. O melhor é sempre preferir pela goiaba in natura ou em sucos naturais. O doce, apesar de ser muito saboroso, é muito açucarado e não tem tantas propriedades benéficas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email